PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PORTUGAL: ATUAÇÃO NOS INSTITUTOS POLITÉCNICOS

Palavras-chave: Psicologia escolar, ensino superior, ensino profissionalizante

Resumo

Os Institutos Politécnicos são espaços formativos de cariz profissional que integram o subsistema da educação superior em Portugal. As políticas de expansão e democratização da formação superior no país requereram a ampliação das ações de apoio acadêmico e de acolhimento aos discentes dos politécnicos. Nesta direção, a presença de psicólogos tem-se afirmado progressivamente nos serviços de apoio ao estudante da educação superior em Portugal. O objetivo deste estudo qualitativo foi mapear a atuação de psicólogos na educação superior dos Institutos Politécnicos, a fim de caracterizar as ações práticas desenvolvidas por esses profissionais. Pretendeu-se também ampliar o debate sobre as contribuições da psicologia escolar em espaços de formação não universitários, considerando as especificidades e as diversas demandas da comunidade acadêmica em Portugal. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os psicólogos atuantes nestes contextos. Os resultados revelam que ainda prevalecem intervenções sob o enfoque individualizante. Mas também há registros da ampliação da atuação de psicólogos na educação superior no contexto dos Institutos Politécnicos por meio de programas de desenvolvimento de competências transversais e de apoio ao ingresso no mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Ligia Rocha Cavalcante Feitosa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Docente do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorado em Psicologia no Programa Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília. Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília. Experiência como Docente da área de Psicologia em Instituições de Ensino Superior e Educação Profissional.
Claisy Maria Marinho-Araujo, Universidade de Brasília (UnB)
Psicóloga com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília, pós doutorado e estágio sênior pela Universidade do Minho, Portugal. Professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisas e consultorias na interface das áreas da Psicologia e da Educação, com ênfase nos seguintes temas: psicologia escolar, psicologia do desenvolvimento, educação superior, desenvolvimento e avaliação de competências, avaliação educacional, formação de psicólogos e professores, processos de desenvolvimento e aprendizagem, formação profissional.
Leandro da Silva Almeida, Universidade do Minho (UMinho)

Doutor em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação. Professor catedrático no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Interesses de investigação: Cognição, aprendizagem, avaliação psicológica, ensino superior

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Publicado
2020-07-07
Como Citar
Feitosa, L. R. C., Marinho-Araujo, C. M., & Almeida, L. da S. (2020). PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PORTUGAL: ATUAÇÃO NOS INSTITUTOS POLITÉCNICOS. Psicologia Em Estudo, 25. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.48061
Seção
Artigos originais

 

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