UMA TRAVESSIA NO CONTEXTO DA PREMATURIDADE: DA UTI-NEONATAL ATÉ A CASA
Resumo
Este estudo retrata, através de relatos e observações clínicas, o caminho percorrido por uma mãe para tornar-se suporte, porto ou casa, para seus bebês gêmeos, durante a internação em UTI neonatal e logo após a alta hospitalar. A investigação, que teve como base a abordagem psicanalítica de Donald Winnicott, emergiu de um recorte da pesquisa de mestrado da autora principal. A pesquisa ocorreu em dois momentos: I) acompanhamento da mãe e bebês durante a internação do recém-nascido na UTI-neonatal de um hospital geral de Porto Alegre durante um mês e nove dias com frequência semanal e II) acompanhamento após a alta através de visitas domiciliares. A segunda etapa teve início após uma semana da alta hospitalar e ocorreu durante um mês e 19 dias com frequência quinzenal. Para a coleta dos dados foram utilizados diários clínicos como um dispositivo na escuta das singularidades observadas em cada atendimento. Observou-se que a experiência de internação representou vivências de (des) continuidade para os bebês e mãe. O processo da travessia para casa representou uma inflexão importante em relação à sustentação corporal (e psíquica) dos bebês pela mãe. Destacamos ainda que o acompanhamento psicológico demonstrou ter sido importante para sustentar essa mãe ao longo da travessia e ajudá-la a se tornar ‘casa’ para seus recém-nascidos.
Downloads
Referências
Carvalho, L. S. & Pereira, C.M.C. (2017). As reações psicológicas dos pais frente à hospitalização do bebê prematuro na UTI neonatal. Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 20 (2), 101-122.
Donelli, Caron & Lopes (2012). A experiência materna do parto: confronto de desamparos. Revista de Psicanálise da SPPA, 19(2), 395-314.
Fernandes, P. P. & Silva, M. R. (2019). Função materna no contexto da prematuridade: uma revisão da literatura psicanalítica. Psicologia em Revista (Online), 25, 1-18.
Ferrari, A. G. & Donelli, T. M. S. (2010). Tornar-se mãe e prematuridade: considerações sobre a constituição da maternidade no contexto do nascimento de um bebê com muito baixo peso. Contextos Clínicos, 3(2), 106-112. doi.10.4013/ctc.2010.32.04
Fulgêncio, L. (2004). A noção de trauma em Freud e Winnicott. Natureza humana, 6(2), 255-270.
Guerra, V. (2017). O ritmo na vida psíquica: diálogos entre psicanálise e arte. São Paulo, 40(64), 31-54.
Henrich, S. M., Schaefer, M. P. & Donelli, T. M. (2017). Vivências da Maternidade e da Relação Mãe-Bebê no Primeiro Ano de Vida do bebê Prematuro. Barbarói, 49, 71-93. doi.10.17058/barbaroi.v0i49.7376
Leão, S. C. L, Silva, R. L., Lopes S. C. R. (2017). Da UTI Neo para casa: vivências maternas na pré-alta do bebê prematuro. Psicologia em estudo, 22 (2), 153-164.
Mathelin, C. (1999). O Sorriso da Gioconda: clínica psicanalítica com os bebês prematuros. Rio de Janeiro: Companhia de Freud.
Marciano, R. (2017). Representações maternas acerca do nascimento prematuro. Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 20 (1), 143-164.
Morsch, D. S., & Braga, M. C (2007). À procura de um encontro perdido: o papel da “preocupação médico-primária” em UTI-Neonatal. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 10(4), 624-636.
Schaefer, M. P., Donelli, T., & Marin, A. H. (2017). Pesquisa e intervenção no contexto da prematuridade: considerações metodológicas. Investigação Qualitativa em Saúde, 2, 472-481.
Silva, M. R., Martins, P. G. & Lisboa, R. M. (2017). A experiência de mutualidade no processo terapêutico de uma dupla mãe-bebê. Revista de Psicanálise da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, 24, 255-278.
Winnicott, D. W. (1975). O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1967).
Winnicott, D. W. (1993). Desenvolvimento emocional primitivo. In D. W. Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1945).
Winnicott, D.W. (1994). A experiência mãe-bebê de mutualidade. In D. W. Winnicott (Org.). Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre: Artmed. (Originalmente publicado em 1969).
Winnicott, D. W. (2000a). A mente e sua relação com o psicossoma. In D. W. Winnicott (Org). Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago (Originalmente publicado em 1949)
Winnicott, D. W. (2000b). Preocupação materna primária. In D. W. Winnicott (Org.). Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1956).
Winnicott, D. W. (2006). Saber e Aprender. In D. W. Winnicott (Org.). Os bebês e suas mães. São Paulo: Martins Fontes. (Originalmente publicado em 1988).
Copyright (c) 2024 Psicologia em Estudo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.