MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA MIDIATIZADA PELAS TECNOLOGIAS?
Palavras-chave:
mediação pedagógica, TIC, Zona de Desenvolvimento Proximal, tecnologias e educação
Resumo
O artigo tem como tema a mediação pedagógica e sua realização por intermédio das Tecnologias daInformação e da Comunicação (TIC). Parte do princípio de que essas tecnologias são artefatos culturaise, como tal, constituem-se em instrumentos simbólicos, que se configuram nas relações entre os sujeitos eas práticas sociais. Para compreender o processo de mediação por meio das TIC, o estudo buscafundamentação na teoria vigotskiana sobre o desenvolvimento das funções mentais, fazendo referência aoconceito da Zona de Desenvolvimento Proximal (VIGOTSKI, 1998, 2007). Apresenta também opensamento de Lenoir (2009), distinguindo a mediação cognitiva da mediação pedagógico-didática.Aprofunda a análise com o foco na mediação pedagógico-didática com o uso das tecnologias, isto é, amediação pedagógica midiatizada pelas tecnologias. A esse estudo são acrescentadas as contribuições deMeunier e Peraya (2004) para se analisar questões relativas à prática pedagógica midiatizada. Torna-seevidente o fato de que a mediação pedagógica pode ocorrer com ou sem o uso de tecnologia. A situaçãorelevante nesse processo não é o uso de recursos tecnológicos, mas a interação, ou seja, a relação entrealuno e professor, bem como a utilização de estratégias de ensino que visem a atividade mental do aluno eque o situem como sujeito do processo educacional.Downloads
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Publicado
2012-01-02
Como Citar
Peixoto, J., & Carvalho, R. M. A. de. (2012). MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA MIDIATIZADA PELAS TECNOLOGIAS?. Teoria E Prática Da Educação, 14(1), 31-38. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i1.15671
Edição
Seção
Artigos
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