MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA MIDIATIZADA PELAS TECNOLOGIAS?

  • Joana Peixoto PUC-GOIÁS
  • Rose Mary Almas de Carvalho PUC-GOIÁS

Résumé

O artigo tem como tema a mediação pedagógica e sua realização por intermédio das Tecnologias daInformação e da Comunicação (TIC). Parte do princípio de que essas tecnologias são artefatos culturaise, como tal, constituem-se em instrumentos simbólicos, que se configuram nas relações entre os sujeitos eas práticas sociais. Para compreender o processo de mediação por meio das TIC, o estudo buscafundamentação na teoria vigotskiana sobre o desenvolvimento das funções mentais, fazendo referência aoconceito da Zona de Desenvolvimento Proximal (VIGOTSKI, 1998, 2007). Apresenta também opensamento de Lenoir (2009), distinguindo a mediação cognitiva da mediação pedagógico-didática.Aprofunda a análise com o foco na mediação pedagógico-didática com o uso das tecnologias, isto é, amediação pedagógica midiatizada pelas tecnologias. A esse estudo são acrescentadas as contribuições deMeunier e Peraya (2004) para se analisar questões relativas à prática pedagógica midiatizada. Torna-seevidente o fato de que a mediação pedagógica pode ocorrer com ou sem o uso de tecnologia. A situaçãorelevante nesse processo não é o uso de recursos tecnológicos, mas a interação, ou seja, a relação entrealuno e professor, bem como a utilização de estratégias de ensino que visem a atividade mental do aluno eque o situem como sujeito do processo educacional.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Joana Peixoto, PUC-GOIÁS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1982), especialização em Informática e Educação pela Unicamp (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1991), DEA "Approches Plurielles en Sciences de l'Éducation" (2002) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Paris 8 (2005). Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação Strictu sensu em Educação da PUC GOIÁS. Tem experiência em formação de professores, com ênfase na área de Tecnologia e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia e educação, informática e educação, mídia e educação, educação a distância e na relação destes temas com a formação de professores
Rose Mary Almas de Carvalho, PUC-GOIÁS
Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católicade Goiás (2001). Professor adjunto e coordenadora daEducação a Distância na PUC GOIÁS
Publiée
2012-01-02
Comment citer
Peixoto, J., & Carvalho, R. M. A. de. (2012). MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA MIDIATIZADA PELAS TECNOLOGIAS?. Teoria E Prática Da Educação, 14(1), 31-38. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i1.15671
Rubrique
Artigos