A política nacional de revalidação de títulos

  • Jullie Cristhie Conceição Universidade Federal da Grande Dourados
  • Giselle Cristina Martins Real Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Palavras-chave: política educacional, educação superior, avaliação de política, revalidação títulos.

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo explicitar tensões e embates do processo de revalidação de títulos de educação
superior nas universidades públicas, a partir do contexto em que é instituído o Programa intitulado “Exame
Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos” (Revalida). Essa temática justifica-se pela importância que
os governos atribuem à educação superior, especialmente no contexto dos blocos supranacionais, como o
Processo de Bolonha e o MERCOSUL. Apresentam-se também, as principais tendências contemporâneas em
relação à política de revalidação de títulos de graduação. Adotou-se, como metodologia, a abordagem
qualitativa, tendo como estratégia a análise documental com aporte bibliográfico. As tensões presentes
explicitam a falta de uma concepção de qualidade para a formação de médicos, especialmente no contexto
dos países que compõem o MERCOSUL, uma vez que a maior parte dos inscritos no Programa Revalida são
egressos de instituições desses países. Como resultado, observa-se que a política de revalidação de títulos de
graduação tem criado procedimentos centralizados de forma a facilitar sua implementação como forma de
ampliação de sua influência político-econômico no espaço do MERCOSUL. Espera-se que a análise crítica
dessas medidas, de forma mais ampla e longitudinal, possa contribuir com o processo de construção da
qualidade da educação superior no contexto do espaço comum do sul.

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Biografia do Autor

Jullie Cristhie Conceição, Universidade Federal da Grande Dourados
Possui Mestrando em Educação realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados (2011-2013), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), (2007-2010). Atuou como Bolsista do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC),CNPq/UFGD nos seguintes períodos: (2008-2009), (2009-2010) e (2010-2011). Participa como pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Política e Avaliação da Educação Superior (PAES). Atuou como Professora Tutora, no Curso de Pedagogia, na Educação a Distância (EaD)/UFGD, nas disciplinas Fundamentos em Educação Infantil e Fundamentos da Educação e está como Professora Formadora/Conteudista na EaD/UFGD, responsável pela disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos e Educação de Jovens e Adultos. Atuou como professora universitária na FUNDAÇÃO DRACENENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA (FUNDEC) e atualmente é Professora Formadora da disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos na EaD/UAB/UFGD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente com os temas avaliação e educação superior.
Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), graduação em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados, atuando na graduação e na pós-graduação stricto sensu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente com os temas avaliação e educação superior.
Publicado
2014-10-24
Como Citar
Conceição, J. C., & Real, G. C. M. (2014). A política nacional de revalidação de títulos. Teoria E Prática Da Educação, 16(3), 29-38. https://doi.org/10.4025/tpe.v16i3.17396
Seção
Artigos