A OBEDIÊNCIA E A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA

  • Luciana Maria Caetano UEM
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi UEM

Resumo

A proposta desse artigo é discutir sobre a obediência e as relações entre escola e família. O texto apresenta dois estudos sobre o conceito de obediência de pais de crianças pequenas e pais de adolescentes. Os dados revelaram que pais não querem crianças submissas que aprendam a obediência inquestionável, mas, por outro lado, as suas intervenções são empíricas, tentando vários caminhos para alcançar a obediência das suas crianças.  Desse modo, os participantes revelaram a sua necessidade de maiores reflexões a respeito do relacionamento entre pais e filho, em ordem de repensarem os seus conceitos. A interpretação dos dados revelou que as famílias necessitam de ajuda da escola, especialmente garantindo o acesso ao conhecimento a respeito das fases do desenvolvimento moral das crianças e a conquista da função fundamental da escola como cooperativa na possibilidade de evolução moral da criança. As considerações finais trazem uma reflexão sobre a necessidade de transformação das experiências vivenciadas por estas  duas instituições. As autoras indicam a possível construção de uma real parceria entre escola e família baseada na cooperação mútua.

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Biografia do Autor

Luciana Maria Caetano, UEM
Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano/USP. Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação/UEM.
Solange Franci Raimundo Yaegashi, UEM
Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldades de aprendizagem, aprendizagem, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento afetivo e psicopedagogia. É membro do Grupo de Estudos sobre o Estresse e o Burnout e desenvolve atualmente pesquisa sobre estresse e burnout na prática docente.
Publicado
2012-09-01
Como Citar
Caetano, L. M., & Yaegashi, S. F. R. (2012). A OBEDIÊNCIA E A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA. Teoria E Prática Da Educação, 14(3), 57-66. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i3.18488
Seção
Artigos