O legado de Pestalozzi, Herbart e Dewey para as práticas pedagógicas escolares

  • Beatriz Aparecida Zanatta Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Departamento de História Geografia E Ciencias Sociais.
Palavras-chave: Didática, Teorias da educação, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo tem por objetivo contextualizar e descrever as formulações teóricas de Pestalozzi, Herbart e Dewey acerca da educação e do método de ensino. Apresenta uma análise crítica acerca das contribuições que eles ofereceram para a educação e a didática e destaca elementos de suas teorias que ainda na atualidade permeiam as práticas pedagógicas na escola, particularmente os procedimentos didáticos. O texto é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que tomou como fontes essenciais obras de cada um dos autores consideradas clássicas em nosso meio, no âmbito das teorias educacionais e da didática, como Antologia de Pestalozzi, Pedagogia general derivada del fin de la educación, Democracia e Educação e Como pensamos

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Biografia do Autor

Beatriz Aparecida Zanatta, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Departamento de História Geografia E Ciencias Sociais.
Atua principalmente nos campos: formação de professor, didática, metodologia da pesquisa, metodologia de ensino, Teoria e Método. Compõe o corpo editorial da Revista Ensino de Geografia da UFU. Foi coordenadora do curso de geografia e orientadora dos cursos de especialização em Metodologia de Ensino de Geografia e Educação Ambiental. Possui experiencia como professora nas redes Estadual, Municipal e Particular de Ensino Fundamental e Médio do Estado de Goiás. Autora de trabalhos publicados em livros de Geografia e revistas de Educação
Publicado
2012-09-10
Como Citar
Zanatta, B. A. (2012). O legado de Pestalozzi, Herbart e Dewey para as práticas pedagógicas escolares. Teoria E Prática Da Educação, 15(1), 105-112. https://doi.org/10.4025/tpe.v15i1.18569
Seção
Artigos