O legado de Pestalozzi, Herbart e Dewey para as práticas pedagógicas escolares
Palavras-chave:
Didática, Teorias da educação, Práticas pedagógicas
Resumo
Este artigo tem por objetivo contextualizar e descrever as formulações teóricas de Pestalozzi, Herbart e Dewey acerca da educação e do método de ensino. Apresenta uma análise crítica acerca das contribuições que eles ofereceram para a educação e a didática e destaca elementos de suas teorias que ainda na atualidade permeiam as práticas pedagógicas na escola, particularmente os procedimentos didáticos. O texto é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que tomou como fontes essenciais obras de cada um dos autores consideradas clássicas em nosso meio, no âmbito das teorias educacionais e da didática, como Antologia de Pestalozzi, Pedagogia general derivada del fin de la educación, Democracia e Educação e Como pensamosDownloads
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Publicado
2012-09-10
Como Citar
Zanatta, B. A. (2012). O legado de Pestalozzi, Herbart e Dewey para as práticas pedagógicas escolares. Teoria E Prática Da Educação, 15(1), 105-112. https://doi.org/10.4025/tpe.v15i1.18569
Edição
Seção
Artigos
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