Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolar
Resumo
Neste artigo objetiva-se abordar a formação de professores e aspectos relacionados ao ensino da Didática
considerado como processo educativo relacionado com o contexto social . Trata-se de um trabalho
desenvolvido por meio da pesquisa teórica. Busca-se, para tanto, organizar as ideias em três subitens
relacionados entre si. Primeiramente, abordam-se questões históricas do ensino da Didática nos cursos de
formação de professores no Brasil, cujo caráter era puramente técnico e instrumental, a crítica construída em
torno dele, bem como ideias e propostas de diferentes autores que buscam romper com essa visão. Em
seguida, trata-se dos desafios para o ensino da Didática, de acordo com o pensamento de autores que
consideram que as demandas socioeducativas da atualidade concebem a Didática como uma área da
pedagogia que busca compreender os processos de ensino e aprendizagem articulando teoria e prática, o que
possibilita intervenções na prática pedagógica, que é também prática social, e não um ensino instrumental que
vê na didática somente um guia para “ensinar bem”. Por último, considera-se a importância da pesquisa em
Didática mediante situações reais, porque é o cotidiano escolar que fornece elementos de análises críticas
para o ensino da referida disciplina. Nesse sentido, o ensino de Didática aqui apresentado contém subsídios
teórico-práticos da articulação entre os saberes profissionais e os conhecimentos sistematizados necessários
para uma prática educativa de boa qualidade.
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