Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolar

  • Rebeca Pizza Pancotte
  • Rosilene de Lima Doutoranda na Universidade Estadual de Maringá
  • Marta Silene Ferreira Barros Professora Doutora na Universidade Estadual de Londrina

Résumé

Neste artigo objetiva-se abordar a formação de professores e aspectos relacionados ao ensino da Didática
considerado como processo educativo relacionado com o contexto social . Trata-se de um trabalho
desenvolvido por meio da pesquisa teórica. Busca-se, para tanto, organizar as ideias em três subitens
relacionados entre si. Primeiramente, abordam-se questões históricas do ensino da Didática nos cursos de
formação de professores no Brasil, cujo caráter era puramente técnico e instrumental, a crítica construída em
torno dele, bem como ideias e propostas de diferentes autores que buscam romper com essa visão. Em
seguida, trata-se dos desafios para o ensino da Didática, de acordo com o pensamento de autores que
consideram que as demandas socioeducativas da atualidade concebem a Didática como uma área da
pedagogia que busca compreender os processos de ensino e aprendizagem articulando teoria e prática, o que
possibilita intervenções na prática pedagógica, que é também prática social, e não um ensino instrumental que
vê na didática somente um guia para “ensinar bem”. Por último, considera-se a importância da pesquisa em
Didática mediante situações reais, porque é o cotidiano escolar que fornece elementos de análises críticas
para o ensino da referida disciplina. Nesse sentido, o ensino de Didática aqui apresentado contém subsídios
teórico-práticos da articulação entre os saberes profissionais e os conhecimentos sistematizados necessários
para uma prática educativa de boa qualidade.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Rebeca Pizza Pancotte
Pedagoga da Rede Estadual do Paraná, especialista em Docência no Ensino Superior (Faculdade Adventista Paranaense), Mestre em Educação (UEM).
Publiée
2013-09-01
Comment citer
Pizza Pancotte, R., de Lima, R., & Ferreira Barros, M. S. (2013). Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolar. Teoria E Prática Da Educação, 16(3), 83-90. https://doi.org/10.4025/tpe.v16i3.18794
Rubrique
Artigos