Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados"
Palavras-chave:
Transformação, Conservação, Consciência, Educação
Resumo
O presente artigo pretende problematizar o papel da educação no processo de transformação social, valendosede um texto literário, a “Fábula dos porcos assados”. Questionando os papéis e pontos de vista que os
personagens assumem diante dos problemas colocados pelo processo produtivo, pretende-se analisar
diferentes perspectivas de enfrentamento da questão educacional em uma sociedade fundada na contradição
capital e trabalho. O objetivo do trabalho é a promoção, por meio do apelo literário, de uma síntese que possa
pôr em confronto uma diversidade de perspectivas que nos cursos de formação de professores nem sempre
aparecem como distintos ou até mesmo antagônicos. Pretende-se evidenciar que a defesa de uma educação
para a transformação social não se resume à explicitação de um desejo e/ou à crítica moral do modelo
existente. É necessário ter consciência sobre a base material que dá sustentação à atividade educacional, bem
como sobre as mediações necessárias para revolucionar a prática pedagógica, as quais tendem prevalecer às
intenções individuais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-10-25
Como Citar
Klein, L. R., Favoreto, A., & Figueiredo, I. M. Z. (2014). Processo de transformação/conservação social: uma reflexão a partir da "Fábula dos Porcos Assados". Teoria E Prática Da Educação, 16(3), 125-132. https://doi.org/10.4025/tpe.v16i3.25464
Edição
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.