Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infância
Resumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre a atividade de aprendizagem docente a partir de um projeto sobre
educação matemática, que prioriza a atividade orientadora de ensino como metodologia de formação, do
qual participaram 16 educadoras de infância de diferentes instituições, em parceria com a Universidade de
Aveiro. Esta investigação, com características qualitativas, insere-se no âmbito da investigação-ação e da
pesquisa colaborativa. O corpus da pesquisa compõe-se das produções escritas, individuais e coletivas,
das educadoras; da elaboração de atividades orientadoras de ensino; do relatório descritivo de cada
encontro, sistematizado pela pesquisadora, procurando recompor o encontro, descrevendo as
manifestações das educadoras e da investigadora, as situações e interferências externas; e das reuniões de
reflexão, gravadas em áudio. Devido à complexidade do nosso objeto de estudo e ao objetivo de
investigar a aprendizagem docente, procurando compreender os sujeitos no próprio movimento de
aprendizagem, assumiremos o conceito de isolado como um instrumento que nos permite a compreensão
do fenômeno estudado. O isolado é, portanto, uma parte da realidade intencionalmente recortada, que
representa com maior fidelidade a totalidade do fenômeno estudado e permite observá-lo na dinâmica do
seu movimento. Consideramos três isolados, sendo que cada um apresenta, em diferentes momentos e de
diferentes maneiras, numa relação de interdependência, o movimento de aprendizagem: contextual,
reflexivo e conceptual. A análise dos dados apresenta indicadores de mudança na qualidade de ensino dos
educadores de infância, sustentada pela dinâmica de elaboração, desenvolvimento e reflexão sobre as
atividades de ensino.
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