Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infância

  • Marlene da Rocha Migueis Universidade de Aveiro

Résumé

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a atividade de aprendizagem docente a partir de um projeto sobre
educação matemática, que prioriza a atividade orientadora de ensino como metodologia de formação, do
qual participaram 16 educadoras de infância de diferentes instituições, em parceria com a Universidade de
Aveiro. Esta investigação, com características qualitativas, insere-se no âmbito da investigação-ação e da
pesquisa colaborativa. O corpus da pesquisa compõe-se das produções escritas, individuais e coletivas,
das educadoras; da elaboração de atividades orientadoras de ensino; do relatório descritivo de cada
encontro, sistematizado pela pesquisadora, procurando recompor o encontro, descrevendo as
manifestações das educadoras e da investigadora, as situações e interferências externas; e das reuniões de
reflexão, gravadas em áudio. Devido à complexidade do nosso objeto de estudo e ao objetivo de
investigar a aprendizagem docente, procurando compreender os sujeitos no próprio movimento de
aprendizagem, assumiremos o conceito de isolado como um instrumento que nos permite a compreensão
do fenômeno estudado. O isolado é, portanto, uma parte da realidade intencionalmente recortada, que
representa com maior fidelidade a totalidade do fenômeno estudado e permite observá-lo na dinâmica do
seu movimento. Consideramos três isolados, sendo que cada um apresenta, em diferentes momentos e de
diferentes maneiras, numa relação de interdependência, o movimento de aprendizagem: contextual,
reflexivo e conceptual. A análise dos dados apresenta indicadores de mudança na qualidade de ensino dos
educadores de infância, sustentada pela dinâmica de elaboração, desenvolvimento e reflexão sobre as
atividades de ensino.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Marlene da Rocha Migueis, Universidade de Aveiro

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro – PT. Professora Auxiliar do Centro de Investigação "Didática e
Tecnologia Educativa na Formação de Formadores" (DIDTFF), Departamento de Educação da Universidade de Aveiro.

Publiée
2014-10-27
Comment citer
Migueis, M. da R. (2014). Atividade de aprendizagem docente em um projeto de formação de educadores de infância. Teoria E Prática Da Educação, 15(3), 7-22. https://doi.org/10.4025/tpe.v15i3.25484
Rubrique
Artigos