<b>O papel do adulto nos serviços para a primeira infância
Resumo
O artigo pretende definir a função do projeto pedagógico, fundamento teórico das creches gerenciadas por ParmaInfanzia, sociedade mista público-privada. Depois de contextualizar as características sócio-culturais nas quais nasceu a sociedade, o seu desenvolvimento até hoje vem brevemente resumido em termos numéricos. Passa-se depois a delinear os aspectos de caráter propriamente educativo, em particular destaca-se a importância que o adulto educador tem na definição dos contextos educativos, lugares de relações significativas, intencionalmente pensados para proporcionar à criança um clima de bem estar, para desenvolver senso de segurança, confiança e auto-estima. Particular destaque também é dado à criação de um clima positivo entre os adultos, os quais devem ser capazes de observar, escutar e acolher a criança para sustentar o crescimento e o desenvolvimento das capacidades cognitivas, emotivas e relacionais. O pensamento que sustenta o trabalho cotidiano do educador tem como objetivo propor várias experiências, coerentes e significativas, voltadas para promover a autonomia e o desenvolvimento da criança e enriquecer o seu patrimônio experiencial. O artigo se posiciona sobre a prática da observação, metodologia essencial do educador e se conclui com uma ampla definição dos objetivos da atividade de documentação das experiências, processo que pretende reconstruir o sentido da intervenção educativa para as crianças, os pais, os cidadãos e as profissionais.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.