<b>Contribuições de situações pedagógicas interdisciplinares para a educação do campo
Resumo
O estudo discute a interdisciplinaridade e suas contribuições à Educação do Campo na medida em que essa modalidade educacional se refere ao objetivo da educação escolar: o aluno que compreenda as relações da sociedade de modo a atuar criticamente, conforme indicam autores como Paglia (2010), Caldart (2004), Almeida (2010) e Paraná (2006). Dessa maneira, optou-se em discutir uma prática pedagógica que permita a compreensão não fragmentária dos conteúdos científicos: a interdisciplinaridade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, documental e de campo (entrevista e observação), como também a análise qualitativa das informações fundamentadas na compreensão das relações concretas postas na relação de ensino e aprendizagem. Apresentar-se-á de forma sucinta a discussão sobre: informação e conhecimento; a análise dos dados coletados; a interdisciplinaridade na educação escolar e uma breve sugestão de planejamento interdisciplinar. Destaca-se que a discussão apresentada concretizou-se como grupo de estudo e se caracteriza como o início de um longo trabalho de aprofundamento, pois a transformação na prática docente implica em mudanças de paradigmas e costumes, por conta disso é um processo lento, gradativo, dialógico e diário. Como primeiro resultado os professores sentiram-se fortalecidos e respaldados em suas práticas, confiantes, portanto, em estabelecer novos diálogos entre as áreas de ensino.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.