A AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS E EDUCACIONAIS DE CRIANÇAS INDÍGENAS COM DEFICIÊNCIA DA TERRA INDÍGENA DOURADOS-MS
Resumo
A avaliação é um dos componentes essenciais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e para o processo de inclusão de crianças em escolas indígenas. O texto discute alguns caminhos para a avaliação das necessidades específicas e educacionais de alunos indígenas com deficiência. Essa proposta foi desenvolvida em trabalho conjunto com dois professores indígenas e dois não-indígenas as quais atuam no AEE no município de Dourados-MS. O estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa colaborativa, fundamentadas nos aportes teórico-metodológicos da sócio-antropologia, com ênfase nos Estudos Culturais. Os resultados evidenciaram escassez de pesquisas da interface entre Educação Especial e Educação Escolar Indígena; as orientações técnicas são genéricas e indicam a avaliação diagnóstica no AEE, que se mostra insuficiente. O conjunto de professores, após reflexões sobre a temática, apontam a possibilidade de uma avaliação pedagógica sistemática e formativa para garantir o direito à escolarização das crianças indígenas com deficiência.
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