<b>Trabalhando com o sistema de numeração com professores do ensino fundamental
Resumo
Este texto faz parte de uma experiência formativa desenvolvida com professores que ensinam matemática nos anos iniciais de escolarização da rede pública de ensino. O objetivo principal consistiu em refletir sobre o processo de aprendizagem docente a partir de uma atividade de ensino desenvolvida em um curso de formação de professores. Para isso, trabalhamos com os conceitos constitutivos de um sistema de numeração e as operações fundamentais, visto que esses conceitos são fundamentais para o processo de apropriação da linguagem matemática. Esses conceitos foram desenvolvidos de modo que os professores apropriassem dos mesmos, articulados com a forma de ensiná-los aos escolares. As etapas de trabalho envolveu: elaboração, apresentação e reflexão das soluções da situação-problema. Essa experiência permitiu que os professores compreendessem a complexidade que envolve um sistema de numeração, bem como a reflexão sobre a prática de ensino deste conteúdo junto às crianças, a qual muitas vezes ocorre de forma descontextualizada e mecânica, sem ao menos trabalhar com os conceitos envolvidos no sistema de numeração. Outro ponto é que com essa atividade de ensino foi trabalhada elementos da história do sistema de numeração para além da história factual. Isto é, a partir das produções dos próprios professores foi possível evidenciar o processo de produção do sistema de numeração decimal e discutir seus conceitos constitutivos historicamente.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.