<b>Trabalhando com o sistema de numeração com professores do ensino fundamental

  • Silvia Pereira Gonzaga de Moraes Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá – PR

Resumen

Este texto faz parte de uma experiência formativa desenvolvida com professores que ensinam matemática nos anos iniciais de escolarização da rede pública de ensino. O objetivo principal consistiu em refletir sobre o processo de aprendizagem docente a partir de uma atividade de ensino desenvolvida em um curso de formação de professores. Para isso, trabalhamos com os conceitos constitutivos de um sistema de numeração e as operações fundamentais, visto que esses conceitos são fundamentais para o processo de apropriação da linguagem matemática. Esses conceitos foram desenvolvidos de modo que os professores apropriassem dos mesmos, articulados com a forma de ensiná-los aos escolares. As etapas de trabalho envolveu: elaboração, apresentação e reflexão das soluções da situação-problema. Essa experiência permitiu que os professores compreendessem a complexidade que envolve um sistema de numeração, bem como a reflexão sobre a prática de ensino deste conteúdo junto às crianças, a qual muitas vezes ocorre de forma descontextualizada e mecânica, sem ao menos trabalhar com os conceitos envolvidos no sistema de numeração. Outro ponto é que com essa atividade de ensino foi trabalhada elementos da história do sistema de numeração para além da história factual. Isto é, a partir das produções dos próprios professores foi possível evidenciar o processo de produção do sistema de numeração decimal e discutir seus conceitos constitutivos historicamente.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Cómo citar
Moraes, S. P. G. de. (1). <b&gt;Trabalhando com o sistema de numeração com professores do ensino fundamental. Teoria E Prática Da Educação, 18(2), 107-120. https://doi.org/10.4025/tpe.v18i2.31449
Sección
Artigos