UM OLHAR PARA A ALFABETIZAÇÃO MEDIADO POR CONCEITOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Resumo
Por que há domínio precário da linguagem escrita por grande parte dos estudantes concluintes dos anos iniciais do ensino fundamental? Para responder a essa pergunta, voltamos nossa atenção para o processo de alfabetização, procurando identificar as raízes desse problema. No presente texto, mediante conceitos da teoria histórico-cultural, analisamos o modo usual de organização do ensino inicial da leitura e da escrita, identificando nele elementos que justificam o baixo desempenho dos estudantes, de modo especial, seus limites para propiciar, aos estudantes, condições de abstração e generalização do sistema de escrita alfabética. Visando superar esses limites, destacamos a necessidade de que o percurso didático para alfabetizar seja organizado com base nos conteúdos próprios da alfabetização e que se apoie nos conhecimentos sobre os processos psíquicos envolvidos na aprendizagem conceitual. Isso significa: a)contemplar a relação entre tomada de consciência e domínio conceitual, exposta por Vigotski; no caso específico, a relação entre a tomada de consciência do sistema de escrita alfabética e autonomia para ler e escrever; b) considerar os conceitos de atividade, de ação e operação, apresentados por Leontiev, para se pensar um processo gradativo que facilite ao aluno a apropriação das propriedades e convenções desse sistema simbólico.
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