UM OLHAR PARA A ALFABETIZAÇÃO MEDIADO POR CONCEITOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

  • Marta Sueli de Faria Sforni Universidade Estadual de Maringá

Résumé

Por que há domínio precário da linguagem escrita por grande parte dos estudantes concluintes dos anos iniciais do ensino fundamental? Para responder a essa pergunta, voltamos nossa atenção para o processo de alfabetização, procurando identificar as raízes desse problema. No presente texto, mediante conceitos da teoria histórico-cultural, analisamos o modo usual de organização do ensino inicial da leitura e da escrita, identificando nele elementos que justificam o baixo desempenho dos estudantes, de modo especial, seus limites para propiciar, aos estudantes, condições de abstração e generalização do sistema de escrita alfabética.  Visando superar esses limites, destacamos a necessidade de que o percurso didático para alfabetizar seja organizado com base nos conteúdos próprios da alfabetização e que se apoie nos conhecimentos sobre os processos psíquicos envolvidos na aprendizagem conceitual. Isso significa: a)contemplar a relação entre tomada de consciência e domínio conceitual, exposta por Vigotski; no caso específico, a relação entre a tomada de consciência do sistema de escrita alfabética e autonomia para ler e escrever; b) considerar os conceitos de atividade, de ação e operação, apresentados por Leontiev, para se pensar um processo gradativo que facilite ao aluno a apropriação das propriedades e convenções desse sistema simbólico.

 

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Publiée
2017-05-03
Comment citer
Sforni, M. S. de F. (2017). UM OLHAR PARA A ALFABETIZAÇÃO MEDIADO POR CONCEITOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Teoria E Prática Da Educação, 19(3), 07-18. https://doi.org/10.4025/tpe.v19i3.36617
Rubrique
Artigos