EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES E PROPOSIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

  • Marta Chaves Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Educação Integral, Teoria Histórico-Cultural, Formação de Professores.

Resumo

Neste texto, intencionamos apresentar alguns estudos, e tendo por base os trabalhos que empreendemos em diferentes localidades do Estado do Paraná, tecemos ponderações considerando as realizações que se amparam nos escritos da Teoria Histórico-Cultural, referencial que julgamos essencial quando temos em questão a defesa da educação humanizadora. Neste artigo, reafirmamos nossa defesa de que o elemento primordial quando discutimos a Educação Integral não está centrado na ampliação do tempo ou da jornada escolar; a Educação Integral apresenta-se como uma das poucas e talvez a última oportunidade para os escolares atribuírem sentido e significado ao conhecimento e à arte. Estabelecida essa prioridade, assinalamos que as proposições de formação de professores em uma perspectiva de educação humanizadora podem contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, condição essencial sobretudo nestes tempos de organização do capital e de absoluta negação de apropriação das riquezas edificadas pela humanidade.

 

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Publicado
2017-04-28
Como Citar
Chaves, M. (2017). EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES E PROPOSIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Teoria E Prática Da Educação, 19(2), 121-134. https://doi.org/10.4025/tpe.v19i2.36883
Seção
Artigos