PEDAGOGIA FREINET: EDUCAR A CRIANÇA PARA A VIDA E PELA VIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • CLÁUDIA APARECIDA CAETANO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UBERABA
  • ANA MARIA ESTEVES BORTOLANZA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Palavras-chave: Pedagogia Freinet, Princípios Invariantes, Técnicas Freinetianas.

Resumo

Ao idealizar uma escola para o povo e reunir suas experiências didáticas num sistema que chamou de Escola Moderna, Freinet modernizou e democratizou o ensino. O artigo aborda a Pedagogia Freinet, a vida e a obra de Célestin Freinet, criador das técnicas para educar crianças para a vida e pela vida. Pesquisa bibliográfica (2017), cuja finalidade é apontar as implicações pedagógicas de seus estudos, ao abordar os Princípios Invariantes, articulando teoria e prática, a partir dos pressupostos básicos: Tateamento ou Tentativa Experimental; Educação do Trabalho; Cooperação Comunicação e Livre Expressão. O estudo aponta uma possibilidade de trabalho pedagógico para ser realizado com as crianças, não para elas, assentada no trabalho-jogo capaz de criar as necessidades humanizadoras que potencializam cada vez mais essa grande potência que é o ser humano em devir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CLÁUDIA APARECIDA CAETANO, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UBERABA

MESTRE EM EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE DE UBERABA

PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE UBERABA

ANA MARIA ESTEVES BORTOLANZA, UNIVERSIDADE DE UBERABA

PÓS-DOUTORADO EM EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE DE ÉVORA (PORTUGAL)

DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PELA UNESP

DOCENTE DA UNIVERSIADE DE UBERABA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE UBERABA

LÍDER DO GRUPO DE PESQUISAS E ESTUDOS EM EDUCAÇÃO INFÂNCIA E CONTEXTOS EDUCATIVOS

Publicado
2018-11-23
Como Citar
CAETANO, C. A., & ESTEVES BORTOLANZA, A. M. (2018). PEDAGOGIA FREINET: EDUCAR A CRIANÇA PARA A VIDA E PELA VIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Teoria E Prática Da Educação, 21(1), 29-41. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i1.41130
Seção
Artigos