PEDAGOGIA FREINET: EDUCAR A CRIANÇA PARA A VIDA E PELA VIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Résumé
Ao idealizar uma escola para o povo e reunir suas experiências didáticas num sistema que chamou de Escola Moderna, Freinet modernizou e democratizou o ensino. O artigo aborda a Pedagogia Freinet, a vida e a obra de Célestin Freinet, criador das técnicas para educar crianças para a vida e pela vida. Pesquisa bibliográfica (2017), cuja finalidade é apontar as implicações pedagógicas de seus estudos, ao abordar os Princípios Invariantes, articulando teoria e prática, a partir dos pressupostos básicos: Tateamento ou Tentativa Experimental; Educação do Trabalho; Cooperação Comunicação e Livre Expressão. O estudo aponta uma possibilidade de trabalho pedagógico para ser realizado com as crianças, não para elas, assentada no trabalho-jogo capaz de criar as necessidades humanizadoras que potencializam cada vez mais essa grande potência que é o ser humano em devir.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2018-11-23
Comment citer
CAETANO, C. A., & ESTEVES BORTOLANZA, A. M. (2018). PEDAGOGIA FREINET: EDUCAR A CRIANÇA PARA A VIDA E PELA VIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Teoria E Prática Da Educação, 21(1), 29-41. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i1.41130
Numéro
Rubrique
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.