AS IDEIAS PEDAGÓGICAS DE ROUSSEAU E PESTALOZZI: APONTAMENTOS SOBRE O PROJETO DE MASCULINIDADE ILUMINISTA
Resumo
Este trabalho parte dos resultados obtidos em pesquisa bibliográfica de doutorado que teve como objetivo discutir as contribuições das ideias pedagógicas em diferentes contextos históricos para desvelar o projeto de masculinidade hegemônica. Neste artigo selecionamos um dos movimentos intelectuais mais relevantes do pensamento ocidental, o Iluminismo; e dentro dele lançamos mão das obras de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e Johann Heirinrch Pestalozzi (1746-1827), representantes do pensamento pedagógico oitocentista. Concluímos que o Iluminismo marca profundamente as ideias pedagógicas e a masculinidade moderna e, além disso, o pensamento de Rousseau e Pestalozzi nos permite inferir que a imposição da supremacia masculina não se deu de maneira linear e é profundamente marcada pelos interesses sociais e econômicos em disputa nos séculos XVIII e XIX.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.