SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES

Palavras-chave: Educação, Currículo na Educação Infantil, Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

Trata-se de discussão elaborada a partir de dissertação de mestrado defendida (AUTOR 1, 2016) com foco no currículo na Educação Infantil com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Nos limites desta exposição, apresentam-se aspectos do estudo teórico, especialmente aqueles referentes ao conceito de currículo e às proposições teórico-científicas sobre a temática. A partir de revisão da literatura em fontes digitais de informação, foram reunidas referências para ampliar os argumentos sobre o objeto investigado. Dos estudos realizados, destacam-se resultados relativos ao papel da escola como lugar de excelência para que cada e toda criança tenha acesso à cultura e seja sujeito de direitos fundamentais ao seu pleno e integral desenvolvimento cultural, o que envolve a formação e o aperfeiçoamento de sua inteligência e personalidade.

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Biografia do Autor

Juliana Guimarães Marcelino Akuri, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, SP
Graduada em Pedagogia (1997) com Mestrado em Educação (2016), ambos pela Unesp. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Especificidades da Docência na Educação Infantil – GEPEDEI. Atualmente, é diretora de escola municipal de Educação Infantil. Atuou também como professora de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, coordenadora de Educação Infantil, diretora de escola municipal de Ensino Fundamental e supervisora escolar da Educação Básica. 
Elieuza Aparecida de Lima, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, SP
Graduada em Pedagogia (1996), Mestre (2001) e Doutora em Educação (2005) pela Unesp, Marília, SP. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Especificidades da Docência na Educação Infantil – GEPEDEI, e membro do Grupo de Pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural, e Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Campus de Marília, SP.
Rosane Michelli de Castro, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, SP

Graduada em Pedagogia (1995), Mestre (2000), Doutora (2005) em Educação pela Unesp, Marília, SP. e Pós-Doutora (2010) em Educação pela Fundação Carlos Chagas – SP. Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Didática e junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE – da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC – UNESP-Marília. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas “HiDEA-Brasil – História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil”, e membro integrante do Grupo de Pesquisa  “GP FORME - Formação do Educador”, ambos da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC – UNESP-Marília. Também é membro integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre cultura e Instituições escolares – GEPCIE, da Faculdade de Ciências e Letras – FCLAr – UNESP-Araraquara e do Instituto de Políticas Públicas de Marília – IPPMar.

Publicado
2018-11-23
Como Citar
Akuri, J. G. M., Lima, E. A. de, & Castro, R. M. de. (2018). SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES. Teoria E Prática Da Educação, 21(1), 15-27. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i1.44333
Seção
Artigos