A AÇÃO MISSIONÁRIA DO PADRE ANTONIO RUIZ DE MONTOYA NO GUAIRÁ, NO INÍCIO DO SÉCULO XVII
Resumo
Este texto aborda a ação missionária dos jesuítas no Guairá, no início do século XVII, no território que hoje é o Estado do Paraná. O objetivo é identificar na obra Conquista Espiritual feita pelos religiosos da Companhia de Jesus nas Províncias do Paraguai, Paraná, Uruguai e Tape, de Antonio Ruiz de Montoya, as estratégias utilizadas para a introdução do cristianismo junto aos indígenas Guarani. A obra é uma crônica escrita pelo Padre Montoya, publicada em Madrid, em 1639, e representa o primeiro registro acerca da missão evangelizadora no Guairá, onde missionou no período de 1612 a 1631, quando as reduções foram destruídas por bandeirantes paulistas. Por um lado o sistema de Reduções aprimorou, organizou e facilitou o trabalho dos missionários jesuítas na catequização e busca da conversão dos indígenas no Guairá, assim como em outras regiões da América Espanhola. Por outro lado, agrupados em reduções se tornaram vulneráveis aos colonizadores.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.