A AÇÃO MISSIONÁRIA DO PADRE ANTONIO RUIZ DE MONTOYA NO GUAIRÁ, NO INÍCIO DO SÉCULO XVII

  • Marli Delmônico de Araújo Futata Universidade Estadual de Maringá
  • Cézar de Alencar Arnaut de Toledo Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Companhia de Jesus. Antonio Ruiz de Montoya. Província Guairá.

Resumo

Este texto aborda a ação missionária dos jesuítas no Guairá, no início do século XVII, no território que hoje é o Estado do Paraná. O objetivo é identificar na obra Conquista Espiritual feita pelos religiosos da Companhia de Jesus nas Províncias do Paraguai, Paraná, Uruguai e Tape, de Antonio Ruiz de Montoya, as estratégias utilizadas para a introdução do cristianismo junto aos indígenas Guarani. A obra é uma crônica escrita pelo Padre Montoya, publicada em Madrid, em 1639, e representa o primeiro registro acerca da missão evangelizadora no Guairá, onde missionou no período de 1612 a 1631, quando as reduções foram destruídas por bandeirantes paulistas. Por um lado o sistema de Reduções aprimorou, organizou e facilitou o trabalho dos missionários jesuítas na catequização e busca da conversão dos indígenas no Guairá, assim como em outras regiões da América Espanhola. Por outro lado, agrupados em reduções se tornaram vulneráveis aos colonizadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli Delmônico de Araújo Futata, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Membro do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião e Educação na Modernidade. 

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação pela UNICAMP (1996). Professor do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Maringá/UEM-PR, Líder do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião e Educação na Modernidade.

Publicado
2018-10-30
Como Citar
Futata, M. D. de A., & Arnaut de Toledo, C. de A. (2018). A AÇÃO MISSIONÁRIA DO PADRE ANTONIO RUIZ DE MONTOYA NO GUAIRÁ, NO INÍCIO DO SÉCULO XVII. Teoria E Prática Da Educação, 20(1), 63-74. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i1.44755
Seção
Artigos