HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA

  • Aparecida Favoreto Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus de Cascavel, PR. http://orcid.org/0000-0003-3883-5604
  • Maria Inalva Galter Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Palavras-chave: Herbart, História da Pedagogia, Sociedade

Resumo

Este artigo apresenta a concepção pedagógica de Herbart em relação ao seu contexto histórico. O interesse neste estudo surgiu ao verificar que Herbart produziu relevantes considerações sobre a relação entre psicologia, filosofia e pedagogia, bem como sobre a importância do método pedagógico para a formação do caráter do indivíduo e para a construção de uma sociedade harmônica. As análises aqui apresentadas fornecem alguns elementos para compreender os fundamentos da Pedagogia, pensar as práticas educacionais, além de buscar refletir sobre o movimento histórico das teorias educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecida Favoreto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus de Cascavel, PR.
Doutora em educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação e graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente Associada do Mestrado em Educação e do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Membro do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação (UNIOESTE).
Maria Inalva Galter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia pela UNIOESTE. Docente do Mestrado em Educação e do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Membro do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação (UNIOESTE).
Publicado
2018-11-23
Como Citar
Favoreto, A., & Galter, M. I. (2018). HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA. Teoria E Prática Da Educação, 21(1), 129-141. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i1.45205
Seção
Artigos