INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: AS DISCUSSÕES SOBRE A TERMINALIDADE ESPECÍFICA E A NECESSIDADE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

  • Eliane Brunetto Pertile Universidade Estadual de Maringá Instituto Federal do Paraná
  • Nerli Nonato Ribeiro Mori Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, Pessoas com Deficiência, Terminalidade Específica.

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta uma discussão sobre a profissionalização das pessoas com deficiência nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Discutimos a reserva de vagas nos processos seletivos e os desafios dos IFs frente a essa nova realidade. Entendemos que, frente a história de predomínio da negligência do poder público na preparação profissional das pessoas com deficiência, a ampliação do ingresso nos IFs é uma oportunidade relevante de formação para o trabalho. Além disso, apontamos para a necessidade de ampliar as discussões sobre formas de organização diferenciadas dos processos educacionais e a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no ensino profissional para a permanência dos alunos e constituição de uma formação que atenda às necessidades desses sujeitos, principalmente da indicação do uso da terminalidade específica para a certificação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Brunetto Pertile, Universidade Estadual de Maringá Instituto Federal do Paraná

Professora do Instituto Federal do Paraná-Campus Assis Chateaubriand. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento, Aprendizagem e Educação.

Nerli Nonato Ribeiro Mori, Universidade Estadual de Maringá
Professora Associada do Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e Pós Doutora pela Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento, Aprendizagem e Educação.
Publicado
2018-11-23
Como Citar
Pertile, E. B., & Mori, N. N. R. (2018). INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: AS DISCUSSÕES SOBRE A TERMINALIDADE ESPECÍFICA E A NECESSIDADE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Teoria E Prática Da Educação, 21(1), 83-95. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i1.45228
Seção
Artigos