INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: AS DISCUSSÕES SOBRE A TERMINALIDADE ESPECÍFICA E A NECESSIDADE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

  • Eliane Brunetto Pertile Universidade Estadual de Maringá Instituto Federal do Paraná
  • Nerli Nonato Ribeiro Mori Universidade Estadual de Maringá

Résumé

Resumo: Este artigo apresenta uma discussão sobre a profissionalização das pessoas com deficiência nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Discutimos a reserva de vagas nos processos seletivos e os desafios dos IFs frente a essa nova realidade. Entendemos que, frente a história de predomínio da negligência do poder público na preparação profissional das pessoas com deficiência, a ampliação do ingresso nos IFs é uma oportunidade relevante de formação para o trabalho. Além disso, apontamos para a necessidade de ampliar as discussões sobre formas de organização diferenciadas dos processos educacionais e a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no ensino profissional para a permanência dos alunos e constituição de uma formação que atenda às necessidades desses sujeitos, principalmente da indicação do uso da terminalidade específica para a certificação.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Eliane Brunetto Pertile, Universidade Estadual de Maringá Instituto Federal do Paraná

Professora do Instituto Federal do Paraná-Campus Assis Chateaubriand. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento, Aprendizagem e Educação.

Nerli Nonato Ribeiro Mori, Universidade Estadual de Maringá
Professora Associada do Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e Pós Doutora pela Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento, Aprendizagem e Educação.
Publiée
2018-11-23
Comment citer
Pertile, E. B., & Mori, N. N. R. (2018). INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: AS DISCUSSÕES SOBRE A TERMINALIDADE ESPECÍFICA E A NECESSIDADE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Teoria E Prática Da Educação, 21(1), 83-95. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i1.45228
Rubrique
Artigos