COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: CONTINUIDADE E CONSERVAÇÃO

  • Amanda Melchiotti Gonçalves Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Dhyovana Guerra Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Resumo

A partir da compreensão de que a educação no atual contexto social expressa a relação antagônica entre Capital e Trabalho o presente artigo objetiva discutir quatro Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Trabalho e projeto de vida; e Responsabilidade e cidadania e suas relações com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Introdução de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Para tanto, são abordados aspectos da década de 1990, contexto de elaboração dos PCN e outros documentos produzidos em conformidade com as indicações dos Organismos Internacionais que têm orientado as Políticas Educacionais. Observa-se que os dois documentos abordados expressam finalidades comuns, voltam-se à aquisição de competências e capacidades para atuação no cotidiano, indicando o não rompimento da Política Educacional definida na década de 1990.

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Biografia do Autor

Amanda Melchiotti Gonçalves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel – PR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

Dhyovana Guerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel – PR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.
Publicado
2018-12-05
Como Citar
Melchiotti Gonçalves, A., & Guerra, D. (2018). COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: CONTINUIDADE E CONSERVAÇÃO. Teoria E Prática Da Educação, 21(3), 27-39. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i3.45382
Seção
Artigos