COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: CONTINUIDADE E CONSERVAÇÃO
Résumé
A partir da compreensão de que a educação no atual contexto social expressa a relação antagônica entre Capital e Trabalho o presente artigo objetiva discutir quatro Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Trabalho e projeto de vida; e Responsabilidade e cidadania e suas relações com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Introdução de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Para tanto, são abordados aspectos da década de 1990, contexto de elaboração dos PCN e outros documentos produzidos em conformidade com as indicações dos Organismos Internacionais que têm orientado as Políticas Educacionais. Observa-se que os dois documentos abordados expressam finalidades comuns, voltam-se à aquisição de competências e capacidades para atuação no cotidiano, indicando o não rompimento da Política Educacional definida na década de 1990.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2018-12-05
Comment citer
Melchiotti Gonçalves, A., & Guerra, D. (2018). COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: CONTINUIDADE E CONSERVAÇÃO. Teoria E Prática Da Educação, 21(3), 27-39. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i3.45382
Numéro
Rubrique
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.