PACTUAÇÃO OU IMPOSIÇÃO: SIGNIFICADO HISTÓRICO-POLÍTICO DO ALINHAMENTO DE METAS E ESTRATÉGIAS NA ELABORAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

Palavras-chave: Planos municipais de educação. Abordagem do ciclo de políticas. Política educacional.

Resumo

O presente trabalho analisa o processo de elaboração dos planos municipais de educação (PMEs) entre 2014 e 2015, a partir da Lei n. 13.005/2014. O objetivo é analisar em que medida, no processo de elaboração desses PMEs, os participantes conseguiram apropriar-se do processo e influenciar na definição das metas e estratégias aprovadas. Baseado na abordagem do Ciclo de Políticas, de Stephen Ball, o presente estudo utiliza análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam a efetivação de um processo coordenado de planejamento educacional, dentro dos princípios do pacto federativo, em que a União desempenhou seu papel, exercendo liderança nas definições da educação nacional, convocando os demais entes federados a efetuarem o detalhamento das metas e estratégias previstas no PNE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Locenir Tereza de Moura Selivan, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Licenciada em Pedagogia, mestre em Educação, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Servidão Anjo da Guarda, n. 295-D, bairro Efapi, CEP 89809-900, Chapecó, Santa Catarina, Brasil. Telefone: (49) 3321-8000. E-mail: <mouraloci@gmail.com>.

Odilon Luiz Poli, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
Formado em Pedagogia, mestre e doutor em Educação pela Unicamp. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unochapecó - PPGE Unochapecó.
Publicado
2018-11-29
Como Citar
Selivan, L. T. de M., & Poli, O. L. (2018). PACTUAÇÃO OU IMPOSIÇÃO: SIGNIFICADO HISTÓRICO-POLÍTICO DO ALINHAMENTO DE METAS E ESTRATÉGIAS NA ELABORAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. Teoria E Prática Da Educação, 21(2), 59-70. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i2.45386
Seção
Artigos