A APRENDIZAGEM DA LEITURA NA PRÉ-ESCOLA VIA MÉTODO FÔNICO NA PERCEPÇÃO DOS PAIS

Palavras-chave: alfabetização, neurociências, emoção

Resumo

Este estudo investiga como crianças que iniciaram a alfabetização na pré-escola vivenciam a leitura fora dela, considerando as emoções suscitadas nessas crianças e em seus cuidadores. A pesquisa se desenvolveu com crianças do pré-escolar 1 e 2, alfabetizadas na leitura com uma variação do método fônico. A perspectiva dos pais, verificada por meio de um questionário, é a principal fonte de dados. A análise mostra que as emoções demonstradas pelas crianças no aprendizado da leitura são alegria, satisfação, interesse e desejo de continuar aprendendo a ler e que seus pais demonstram surpresa, admiração, alegria e satisfação ao ver seus filhos pequenos lendo, engajando-se em práticas sociocomunicativas reais. Conclui que o método utilizado desponta como adequado à alfabetização na pré-escola, posto que é eficiente e desperta emoções positivas, e que a alfabetização precoce estimula as crianças a inserir-se ativamente do mundo letrado e os pais, a participar desse aprendizado.

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Biografia do Autor

Vera Vasilévski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Santa Helena. Pós-doutorado em Aquisição e Processamento da Linguagem (Aquisição da linguagem e aquisição da morfologia verbal - UFSC/CAPES-PNPD) e doutorado em Linguística Aplicada (Fonologia computacional), licenciada em Português e Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

Jeane Iliuk, Universidade Cesumar

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Especialista em Psicanálise com Crianças e em Educação a Distância. Professora de Pós-graduação da Universidade do Contestado (UNC) e Faculdade Meridional (IMED).

Olivia Maria Neves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas.

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Publicado
2020-12-16
Como Citar
Vasilévski, V., Iliuk, J., & Neves, O. M. (2020). A APRENDIZAGEM DA LEITURA NA PRÉ-ESCOLA VIA MÉTODO FÔNICO NA PERCEPÇÃO DOS PAIS. Teoria E Prática Da Educação, 23(3), 56-76. https://doi.org/10.4025/tpe.v23i3.55742
Seção
Artigos