APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM TBL (TEAM BASED LEARNING) E PBL (PROBLEM-BASED LEARNING) NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Palavras-chave: Metodologias Ativas, Estágio Docência, Arquitetura e Urbanismo

Resumo

O processo de aprendizagem vem sendo cada vez mais ativo, promovendo abordagens interativas e direcionadas ao aluno como agente do seu aprendizado, possibilitando a evolução consciente do conhecimento teórico-prático. Dentre as ações ao desenvolvimento do pensamento crítico, inclui-se o “Aprendizado Baseado em Equipes”, o Team Based Learning (TBL), metodologia responsável por fomentar a troca de informações entre integrantes. Do mesmo modo, o “Aprendizado Baseado em Problemas”, Problem-Based Learning (PBL), utiliza um problema específico para iniciar a aprendizagem e propor soluções. Nesse sentido, este artigo visa discutir os resultados do emprego destas metodologias na aprendizagem ativa de arquitetos, com o intuito de incorporar conceitos já conhecidos no âmbito da educação e fortalecer ideias a partir de diferentes percepções. O uso das metodologias ativas nas atividades desenvolvidas revelou que o método facilitou a aprendizagem e promoveu engajamento entre os alunos.

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Publicado
2021-06-15
Como Citar
Felipe Büller Bertuzzi, Carla Dalla Corte, Henrique Aniceto Kujawa, & Grace Tibério Cardoso. (2021). APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM TBL (TEAM BASED LEARNING) E PBL (PROBLEM-BASED LEARNING) NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO. Teoria E Prática Da Educação, 24(1), 171-189. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i1.57563
Seção
Artigos