REVISANDO ESTUDOS SOBRE A APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA EM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
Resumo
O estudo teve como objetivo investigar os resultados das pesquisas brasileiras realizadas sobre a aprendizagem da leitura e escrita em estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), entre 2008 e 2019. Foram selecionados artigos publicados nas plataformas CAPES, LILACS e SCIELO, com os descritores, linguagem escrita e autismo, leitura, escrita e autismo, autismo e aprendizagem. É uma pesquisa qualitativa realizada a partir da Teoria cognitiva da leitura. Os resultados revelaram que os estudos investigaram o ensino individualizado, estímulos visuais e pareamento de imagens, estimulação de vocabulário, flexibilização curricular e artigos de intervenção. Os estudantes com TEA apresentaram dificuldades na aprendizagem da leitura, na comunicação oral e escrita, e no domínio da compreensão leitora. Conclui-se que há necessidade de investimento em formação de professores, metodologias alternativas, e na produção acadêmica sobre a temática.
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