TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO NAS OFICINAS DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Palavras-chave: Ensino, Currículo Integrado, Interdisciplinaridade

Resumo

Considera que a integração curricular caracteriza-se como um dos pilares para a desfragmentação do ensino, para a materialização da interdisciplinaridade e para a formação integral do estudante. Nesta direção, o objetivo deste texto é apresentar a relação teoria-prática dos docentes do currículo integrado objetivando, também, difundir práticas interdisciplinares em temas diversos no contexto escolar. Foi produzido por meio da pesquisa bibliográfica, análise documental e observações das práticas de docentes do currículo integrado. Tal modo de abordagem se assenta como pesquisa exploratória e descritiva, por meio de abordagem qualitativa e dialética, seguindo os movimentos e contradições próprios dos espaços educativos. Como resultados, destaca-se que o currículo integrado emerge como lugar profícuo de busca por um ensino menos tradicionalista e mais coletivo, menos enfadonho e mais ativo, um ensino que valorize o caráter dialógico do ato de ensinar, sempre associado ao aprender e ao pesquisar.

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Biografia do Autor

Roberta Pasqualli, IFSC

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999), Especialização em Informática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Especialização em Teorias e Metodologias da Educação pela UNOCHAPECÓ (2005), Especialização em Docência no Ensino Superior pela UNOCHAPECÓ (2008), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Chapecó. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Inovações Pedagógicas, Saberes Docentes e Currículo Integrado. É Pós-Doutora em Educação pela UFRGS onde estudou os saberes docentes dos professores do Sistema Rede E-TEC Brasil. É professora permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT - IA - IFSC. Avaliadora BASis do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira , Brasil

Fabio Machado da Silva, IFSC

Graduado em Química Licenciatura Plena (2004) e Química Industrial (2010) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Mestre (2007) e Doutor (2011) em Química Orgânica pela mesma instituição. Em 2012 concluiu o pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Química da UFSM. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC, Campus Chapecó), onde atua no Curso Superior em Engenharia de Controle e Automação e no Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática. Tem experiência na área de Ensino de Química, Síntese Orgânica e Obtenção de Compostos Heterocíclicos Farmacologicamente Ativos.

Vitor Gomes da Silva, IFSudesteMG

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007) com período de intercâmbio na Universität Rostock (Alemanha, 2008). É especialista, mestre e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO - Ariquemes), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC - Chapecó e IFSC - Garopaba) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP - Guarulhos). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFsudesteMG - Câmpus Barbacena). Foi coordenador de pós-graduação do IFRO - Ariquemes e Coordenador do Núcleo de Educação a Distância do IFSC- Garopaba. Atua nas seguintes áreas: História da Filosofia, Filosofia da Educação, Educação Profissional e Tecnológica, Ensino integrado, Currículo Integrado e Pedagogia Libertária.

Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer, IFSC

Atualmente é professora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC - Câmpus Chapecó) e Mestre em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS - Campus Chapecó, 2017), Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó, 2005), Pós-Graduação em Gestão Estratégica em Tecnologia da Informação pela Faculdade Exponencial (FIE, 2009), Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (2019).

Referências

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Publicado
2021-12-17
Como Citar
Pasqualli, R., Machado da Silva, F., Gomes da Silva, V., & Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer, L. (2021). TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO NAS OFICINAS DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Teoria E Prática Da Educação, 24(3), 26-41. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i3.58923
Seção
Artigos