TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO NAS OFICINAS DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Resumo
Considera que a integração curricular caracteriza-se como um dos pilares para a desfragmentação do ensino, para a materialização da interdisciplinaridade e para a formação integral do estudante. Nesta direção, o objetivo deste texto é apresentar a relação teoria-prática dos docentes do currículo integrado objetivando, também, difundir práticas interdisciplinares em temas diversos no contexto escolar. Foi produzido por meio da pesquisa bibliográfica, análise documental e observações das práticas de docentes do currículo integrado. Tal modo de abordagem se assenta como pesquisa exploratória e descritiva, por meio de abordagem qualitativa e dialética, seguindo os movimentos e contradições próprios dos espaços educativos. Como resultados, destaca-se que o currículo integrado emerge como lugar profícuo de busca por um ensino menos tradicionalista e mais coletivo, menos enfadonho e mais ativo, um ensino que valorize o caráter dialógico do ato de ensinar, sempre associado ao aprender e ao pesquisar.
Downloads
Referências
BRASIL, Resolução Nº 510, de 07 de abril de 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 23 nov. 2020.
BRESOLIN, Ademir; CALEGARO, Bruno; OBERDERFER, Lara Popov Zambiasi; PASQUALLI, Roberta. O Currículo Integrado E O Ensino Da Informática: Práticas Interdisciplinares. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/documents/30701/523474/o_curriculo_integrado.pdf/6151bc15-d409-b17b-1efd-3f21e89314e3. Acesso em: 17 abr. 2021
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André. Física. São Paulo: Cortez, 1990.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas,
2008.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: 34, 1999.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e
criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.
PASQUALLI, Roberta; SILVA, Vosnei da; SILVA, Adriano Larentes da. Limites e Potencialidades de Materialização do Currículo Integrado: Uma Análise dos Planos de Ensino e Diários de Classe. Revista Contexto & Educação, 34(109), 104-120. Disponível em:
https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/7631. Acesso em: 16 Dez. 2020.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Metodologia Dialética em Sala de Aula. In: Revista de Educação AEC. Brasília: abril de 1992 (n. 83).
YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos; trad. Daniel Grassi - 2.ed. -
Porto Alegre: Bookman, 2001.
Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.