DIMENSÃO DA PRESENÇA DE DIFERENTES PADRÕES METODOLÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO

Palavras-chave: Sequências pedagógicas; Prática construtivista; Estratégias de ensino

Resumo

A metodologia de recolha da descrição operacional da prática docente designada “Radiografia da Prática” e consequente inferência de “Sequências Pedagógicas” foi descrita como permitindo aceder de modo expedito aos acontecimentos pedagógicos essenciais que estruturam as práticas dos professores. Este trabalho descreve o procedimento metodológico e os resultados encontrados na sua aplicação a 43 professores em formação, bem como exemplos dos três padrões de prática encontrados, entre um padrão mais radicalmente transmissivo e um padrão com marcas construtivistas. Os padrões encontrados diferem quanto ao tempo que os professores percecionam ocupar na prática letiva em aspetos relevantes. Os professores incluídos no padrão com marcas construtivistas revelam uma maior coerência na seleção de cenários pedagógicos com que se identificam. A investigação permite considerar a utilidade da metodologia para a identificação expedita das conceções metodológicas dos participantes no início de um processo de formação, facilitando a adoção de uma metodologia construtivista na formação

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Referências

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Publicado
2022-12-21
Como Citar
Carmo, J. M. (2022). DIMENSÃO DA PRESENÇA DE DIFERENTES PADRÕES METODOLÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO. Teoria E Prática Da Educação, 25(3), 03-18. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i3.64883
Seção
Artigos