ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: ANÁLISE AO DISCURSO OFICIAL DA PARTICIPAÇÃO, DA COLEGIALIDADE E DA ELEIÇÃO EM ESCOLA PÚBLICA DE PORTUGAL

Palavras-chave: Palavras-chave: escola, administração escolar, participação, colegialidade, eleição.

Resumo

Partindo de uma investigação mais desenvolvida no âmbito do estudo da ação escolar e dos respetivos mecanismos de regulação centroperiférica, o objetivo deste estudo, tendo por base a análise do respetivo quadro legislativo, é proceder a um exercício de interpretação e compreensão das categorias de participação, de colegialidade e de eleição no quadro da administração e gestão da escola pública portuguesa. Metodologicamente, recorre-se à análise de conteúdo sistemática temático categorial. Observa-se uma evolução do regime de administração e gestão das escolas substancialmente caracterizada por uma hibridez discursiva, variando entre a valorização da colegialidade dos órgãos e entre a mais recente injunção de um modelo organizativo de feição monocrática, onde as ideias de participação, colegialidade e eleição são alvo de um processo de ressemantização destrutor dos seus sentidos mais genuínos.

Palavras-chave: escola, administração escolar, participação, colegialidade, eleição.

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Publicado
2024-01-09
Como Citar
Ramalho, H. M. P. (2024). ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: ANÁLISE AO DISCURSO OFICIAL DA PARTICIPAÇÃO, DA COLEGIALIDADE E DA ELEIÇÃO EM ESCOLA PÚBLICA DE PORTUGAL. Teoria E Prática Da Educação, 26(1), e70193. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/70193