Duas agendas de privatização extrema na educação brasileira no governo Bolsonaro

Palavras-chave: educação no lar, políticas públicas, educação para a cidadania, objetivos da educação, direito à educação escolar.

Resumo

Analisar a relação entre a concepção de privatização extrema na educação e o fortalecimento das agendas do ensino domiciliar (ED) e do Movimento Escola Sem Partido (MESP) no legislativo federal no governo de Jair M. Bolsonaro, bem como identificar os atores visíveis e invisíveis envolvidos. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico a perspectiva de racionalidade neoliberal de Wendy Brown, e, para discutir privatização extrema na educação, uma visão crítica à Friedrich August von Hayek, Ludwig Heinrich Edler von Mises e Murray Newton Rothbard. A empiria, centrada em fontes do legislativo e sítios correlatos ao tema, utilizou a Teoria de Múltiplos Fluxos de John Kingdon. Constatou-se que tanto a ED quanto o MESP expressam formas de privatização extrema na educação brasileira – tendo o governo Bolsonaro funcionado como uma janela de oportunidade para atores visíveis e invisíveis defensores dessas agendas.

 

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Biografia do Autor

Profa Neide Vargas , Universidade Federal do Espírito Santo

Foi professora Titular do Departamento de Economia da UFES, com doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020). Atuou há 29 anos no ensino de graduação, no curso de economia da UFES, e lecionou no curso de pós-Graduação em Política Social da UFES. Foi coordenadora do Grupo de Pesquisas em Conjuntura do Departamento de Economia,  e, desde 2022, responde, no mesmo grupo, pela área de Política Fiscal.  Atualmente e professora voluntária e atua como subcoordenadora do grupo de pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais.

Lorrainy Ferrari, Universidade Federal do Espírito Santo

É graduada em Pedagogia, Mestre em educação e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. É membro do Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais, bem como do Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo (LAGEBES). É membro suplente do Fórum Municipal de Educação de Vitória, representando a Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Se interessa por temas que envolvem federalismo educacional, políticas educacionais, relações intergovernamentais e relações público privado na educação.

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Publicado
2025-05-19
Como Citar
César Vargas, N., & Ferrari, L. (2025). Duas agendas de privatização extrema na educação brasileira no governo Bolsonaro. Teoria E Prática Da Educação, 28(1), e74944. https://doi.org/10.4025/tpe.v28i1.74944