As inter-relações do ensino de ciências pela abordagem CTSA no Planetário de Vitória:

até onde nossos olhos alcançam?

Palavras-chave: alfabetização científica, CTSA, práticas pedagógicas, ensino de ciências, Terra e Universo.

Resumo

O presente trabalho configura-se no relato de experiência desenvolvido com doutorandos do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Tecnologias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito - Campus Vila Velha (Educimat/Ifes). Ancorada nos Três Momentos Pedagógicos, foi realizada uma prática pedagógica no Planetário de Vitória, mediada pela inserção de tecnologias, na qual se fomentou o estudo da composição do Sistema Solar atual. Em linhas gerais, buscou-se discutir sobre a deformidade da ciência astronômica e suas repercussões sobre a alfabetização científica, valendo-se da abordagem CTSA no ensino de Ciências. Os resultados apontaram para a forte incidência dos discursos anticientíficos reforçados pelo movimento terraplanista e a compreensão de que o ensino de Ciências deve superar as eventuais deformidades provocadas pela desinformação e contraciência a partir de práticas pedagógicas ativas que estimulem a investigação científica, promovendo assim, a capacidade de ampliar conceitos.

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Biografia do Autor

Mariana Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Graduada em Pedagogia (UFES), Mestra em Ensino de Humanidades (IFES), Doutoranda em Ensino de Ciências e Tecnologias (IFES). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Filosofia da Ciência - HISTOFIC (IFES).

Mariana Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Graduada em Pedagogia (UFES), Mestra em Ensino de Humanidades (IFES), Doutoranda em Ensino de Ciências e Tecnologias (IFES). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Filosofia da Ciência - HISTOFIC (IFES).

Rosane Muñoz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Especialista em Informática na Educação e doutoranda no Programa Educação e Matemática (EDUCIMAT) pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Coordenadora Adjunta do Grupo de Pesquisa “Pros@Tec: Tecnologias Digitais e Computação na Educação” (CNPq/Ifes-Cefor). A partir de 2015 é Coordenadora do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) Vitória.

Edileuza Ferreira, Prefeitura Municipal de Vitória/ES.

Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Integrante do grupo de pesquisa “Pros@Tec: Tecnologias Digitais e Computação na Educação” (CNPq/Ifes-Cefor). Desde 2018 atua como pedagoga no Planetário de Vitória/ES.

Márcia de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Bacharel em Ciência da Computação, Mestre em Informática, Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes-Cefor). Coordenadora Geral de Pesquisa e Extensão do Centro de Referência em Formação e EaD (Cefor) do Ifes. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Pros@Tec: Tecnologias Digitais e Computação na Educação” (CNPq/Ifes-Cefor).

Referências

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Publicado
2025-06-23
Como Citar
Ribeiro, G., Lima Gonçalves , M. A. C., Lima Gonçalves , M. A. C., Muñoz, R. M., Domingos Ferreira, E. M. da S., & de Oliveira, M. G. (2025). As inter-relações do ensino de ciências pela abordagem CTSA no Planetário de Vitória: . Teoria E Prática Da Educação, 28(1), e75048. https://doi.org/10.4025/tpe.v28i1.75048