As inter-relações do ensino de ciências pela abordagem CTSA no Planetário de Vitória:
até onde nossos olhos alcançam?
Resumo
O presente trabalho configura-se no relato de experiência desenvolvido com doutorandos do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Tecnologias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito - Campus Vila Velha (Educimat/Ifes). Ancorada nos Três Momentos Pedagógicos, foi realizada uma prática pedagógica no Planetário de Vitória, mediada pela inserção de tecnologias, na qual se fomentou o estudo da composição do Sistema Solar atual. Em linhas gerais, buscou-se discutir sobre a deformidade da ciência astronômica e suas repercussões sobre a alfabetização científica, valendo-se da abordagem CTSA no ensino de Ciências. Os resultados apontaram para a forte incidência dos discursos anticientíficos reforçados pelo movimento terraplanista e a compreensão de que o ensino de Ciências deve superar as eventuais deformidades provocadas pela desinformação e contraciência a partir de práticas pedagógicas ativas que estimulem a investigação científica, promovendo assim, a capacidade de ampliar conceitos.
Downloads
Referências
Bazzo, W. (2002). A Pertinência da abordagem CTS na educação tecnológica. Revista Ibero-Americana de Educação, 28. Recuperado de https://rieoei.org/historico/documentos/rie28a03.htm
Bisch, S. M. (2022). Os principais impasses científicos associados às deformidades da ciência na contemporaneidade [Palestra]. Planetário de Vitória. Vitória, ES.
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, DF. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br
Carvalho, A. M. P. (2013). O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning.
Cerezo, J. A. L. (2002). Ciência, Tecnologia e Sociedade: o estado da arte na Europa e nos Estados Unidos. In: Santos, L. W. dos, Ichikawa, E. Y., Sendin, P. V. & Cargano, D. de F. Ciência, Tecnologia e Sociedade: o desafio da interação. Londrina: IAPAR.
Delizoicov, D., Angotti, J. A. & Pernambuco, M. M. (2002). Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez.
Freire, P. (2011). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra.
Guimarães, M. A. (2011). Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas. (pp. 220). Tese (Doutorado). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru/SP. Recuperado de https://repositorio.unesp.br/items/093ad043-67e2-4909-8062-244d1797ede3
Pérez, G., Montoro, I. F., Alís, J. C., Cachapuz, A., & Praia, J. (2001). Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, 7(2), 125–153. https://www.scielo.br/j/ciedu/a/DyqhTY3fY5wKhzFw6jD6HFJ/?lang=pt DOI: 10.1590/S1516-73132001000200001
Sasseron, L. H., & de Carvalho, A. M. P. (2008). Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, 13(3), 333–352. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/445
Sasseron, L. H., & de Carvalho, A. M. P. (2011). Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, 16(1), 59–77. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/246
Secretaria Municipal de Educação de Vitória. (2021). Centros de Ciência, Educação e Cultura. Secretaria Municipal de Educação de Vitória (SEME). Vitória, ES. Recuperado de https://aprendevix.edu.vitoria.es.gov.br/ccec
Copyright (c) 2025 Teoria e Prática da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.