ATLETISMO COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA
Abstract
O atletismo é considerado por muitos como o pai dos esportes, tendo em vista que o mesmo é composto pelas modalidades correr, saltar e lançar, que seriam ações motoras necessárias para a prática de inúmeros outros esportes. Sendo o atletismo composto por movimentos fundamentais para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades motoras das crianças e adolescentes, este é um dos principais conteúdos da disciplina de educação física escolar. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi verificar se o atletismo é parte integrante do conteúdo da disciplina de Educação Física nas escolas estaduais do município de Ponta Grossa. Para o levantamento dos dados foi desenvolvido um estudo descritivo com uma abordagem quanti-qualitativa, mediante a utilização de dois questionários semiestruturados. A pesquisa foi realizada em 14 escolas estaduais da zona urbana de Ponta Grossa. A amostra foi composta por 22 professores licenciados em Educação Física e 280 alunos. Após agrupamento e análise dos dados foi possível concluir que 96% dos professores afirmaram utilizar o atletismo como conteúdo de suas aulas, apesar de todas as escolas não apresentarem local adequado para a prática desta modalidade. Entretanto, 38,60% dos alunos disseram não terem aprendido atletismo nas aulas de Educação Física. A corrida foi a modalidade mais abordada pelos professores nas aulas de Educação Física e reconhecida pelos alunos como conteúdo. Apesar do atletismo fazer parte dos conteúdos das aulas de Educação Física, a qualidade do ensino-aprendizagem desta modalidade esportiva deve ser repensada, pois a visão do que foi ensinado pelo professor e aprendido pelo aluno está muito divergente.Downloads
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Pubblicato
2012-08-31
Come citare
Silva, A. I. da, & Sedorko, C. M. (2012). ATLETISMO COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA. Teoria E Prática Da Educação, 14(3), 25-33. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i3.11611
Fascicolo
Sezione
Artigos
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