ATLETISMO COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA

  • Alberto Inácio da Silva UEPG
  • Clóvis Marcelo Sedorko Graduado em Educação Fisica pela UEPG Prof. da rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa

Resumen

O atletismo é considerado por muitos como o pai dos esportes, tendo em vista que o mesmo é composto pelas modalidades correr, saltar e lançar, que seriam ações motoras necessárias para a prática de inúmeros outros esportes. Sendo o atletismo composto por  movimentos fundamentais para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades motoras das crianças e adolescentes, este é um dos principais conteúdos da disciplina de educação física escolar. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi verificar se o atletismo é parte integrante do conteúdo da disciplina de Educação Física nas escolas estaduais do município de Ponta Grossa. Para o levantamento dos dados foi desenvolvido um estudo descritivo com uma abordagem quanti-qualitativa, mediante a utilização de dois questionários semiestruturados. A pesquisa foi realizada em 14 escolas estaduais da zona urbana de Ponta Grossa. A amostra foi composta por 22 professores licenciados em Educação Física e 280 alunos. Após agrupamento e análise dos dados foi possível concluir que 96% dos professores afirmaram utilizar o atletismo como conteúdo de suas aulas, apesar de todas as escolas não apresentarem local adequado para a prática desta modalidade. Entretanto, 38,60% dos alunos disseram não terem aprendido atletismo nas aulas  de Educação Física. A corrida foi a modalidade mais abordada pelos professores nas aulas de Educação Física e reconhecida pelos alunos como conteúdo. Apesar do atletismo fazer parte dos conteúdos das aulas de Educação Física, a qualidade do ensino-aprendizagem desta modalidade esportiva deve ser repensada, pois a visão do que foi ensinado pelo professor e aprendido pelo aluno está muito divergente.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Alberto Inácio da Silva, UEPG
Dossui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1997), mestrado em Metodologia do Treinamento Desportivo pelo Instituto Superior de Cultura Física - Manuel Fajardo, Cuba (2002), e doutorado em Biologia Celular e Molecular, área de concentração em Fisiologia Humana na UFPR (2008). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Tem experiência na área de Treinamento Desportivo e Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do esforço, atuando principalmente nos seguintes temas: perda e reposição hídrica árbitro futebol, teste físico da FIFA para avaliação do árbitro de futebol, ação motora, gasto energético, perfil antropométrico e treinamento desportivo envolvendo árbitros de futebol Currículo Lattes
Clóvis Marcelo Sedorko, Graduado em Educação Fisica pela UEPG Prof. da rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa
Especialização em Esporte Escolar pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil (2011). Professor da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Brasi
Publicado
2012-08-31
Cómo citar
Silva, A. I. da, & Sedorko, C. M. (2012). ATLETISMO COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA. Teoria E Prática Da Educação, 14(3), 25-33. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i3.11611
Sección
Artigos