BRASIL E PORTUGAL NO ÂMBITO DAS TENSÕES COM A IGREJA NO CAMPO EDUCACIONAL ( 1940-1960)

  • Carlos Henrique de Carvalho Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
  • Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho UNIUB
Palavras-chave: Educação, Estado, Igreja Católica, Brasil, Portugal.

Resumo

Este artigo é parte do projeto de pós-doutoramento que desenvolvemos na Universidade de Lisboa, com apoio financeiro do CNPq, cujo objetivo foi o de compreender o processo de organização da educação, no Brasil e em Portugal, bem como analisar  as ações  adotadas pelos respectivos Estados e  pela Igreja Católica, além das intenções político-ideológicas dessas instâncias promotoras da escolarização. Como resultado observa-se aredefinição nas estratégias das autoridades públicas e religiosas no período de luta pela redemocratização nos dois países; nota-se um pluralismo dos católicos na assunção das preferências ideológicas e partidárias em condições de concorrência eleitoral.

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Publicado
2011-11-24
Como Citar
Carvalho, C. H. de, & Carvalho, L. B. de O. B. de. (2011). BRASIL E PORTUGAL NO ÂMBITO DAS TENSÕES COM A IGREJA NO CAMPO EDUCACIONAL ( 1940-1960). Teoria E Prática Da Educação, 13(2), 191-201. https://doi.org/10.4025/tpe.v13i2.15346
Seção
Artigos