O CRISTIANISMO E A CULTURA CLÁSSICA: OPOSIÇÃO OU INTEGRAÇÃO?
Abstract
A intenção neste trabalho é discutir os pressupostos doutrinários e pedagógicos do cristianismo primitivo, tendo em vista o diálogo estabelecido entre o cristianismo e a cultura clássica. Vale considerar que tanto a valorização quanto a incorporação de conceitos/categorias/elementos greco-romanos se fizeram sob a batuta da nova concepção de deidade que o cristianismo defendia. Cristo foi o fundamento, o mediadordessa relação, já que seus ensinamentos e sua pessoa eram entendidos como o “caminho” e o “modelo” aser seguido/imitado pelo corpo cristiano. Nos primeiros momentos, destacou-se a figura de Paulo de Tarso, que divulgou a “nova” proposta de Jesus como um fato pedagógico que rompeu as fronteiras palestinas. Em sintonia com a pedagogia paulina, atuaram os primeiros pensadores cristãos, para os quais a educação religiosa, como um processo, tinha como finalidade a busca da plenitude humana e da plenitude sobrenatural. Esse processo seria conduzido com fundamento nos escritos sagrados dos cristãos e na imitação de CristoDownloads
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Pubblicato
2012-02-26
Come citare
Melo, J. J. P. (2012). O CRISTIANISMO E A CULTURA CLÁSSICA: OPOSIÇÃO OU INTEGRAÇÃO?. Teoria E Prática Da Educação, 14(2), 33-45. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i2.16150
Fascicolo
Sezione
Artigos
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