REFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A PARTIR DOS ANOS 1990 E SUAS REPERCUSSÕES NA REGIÃO CENTRO-OESTE

  • Mariluce Bittar UCDB
  • João Ferreira de Oliveira UFG
  • Jandernaide Lemos UEG

Abstract

Neste artigo analisa-se a expansão da educação superior na região Centro-Oeste, a partir dos anos 1990, destacadamente no período noturno, tendo por base a reforma da educação superior nos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2007). O objetivo primordial é examinar em que medida a educação superior oferecida no turno noturno contribui para democratizar o acesso a esse nível de ensino, ou, em outras palavras, colabora para o acesso e a permanência de estudantes das camadas menos favorecidas da sociedade em cursos de nível superior. Para tanto, apresentam-se características básicas e desafios da educação superior no contexto atual, com base em alguns indicadores socioeconômicos e educacionais da região Centro-Oeste, no sentido de evidenciar o acesso ao ensino noturno e as perspectivas de democratização na região

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Biografie autore

Mariluce Bittar, UCDB
Dra. em Educação (UFSCar), Professora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Editora da Série-Estudos (PPGE-UCDB). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior (GEPPES). ViceCoordenadora do GT Política de Educação Superior da ANPEd e Membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Educação (RBE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
João Ferreira de Oliveira, UFG
Dr. em Educação (USP), Professor da Universidade Federal de Goiás. Vice-Presidente da Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
Jandernaide Lemos, UEG
Mestre em Educação Física (san Francisco State University – USA), Professora da Universidade Estadual de Goiás
Pubblicato
2012-02-26
Come citare
Bittar, M., Oliveira, J. F. de, & Lemos, J. (2012). REFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A PARTIR DOS ANOS 1990 E SUAS REPERCUSSÕES NA REGIÃO CENTRO-OESTE. Teoria E Prática Da Educação, 14(2), 123-137. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i2.16159
Sezione
Artigos