A RELAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E EXPRESSÃO FISICO-MOTORA: UM ESTUDO COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR AO NÍVEL DO TEMPO DE EXECUÇÃO DE TAREFAS

  • João Serrano Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Paulo afonso Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Helena Mesquita Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Alice Alves Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Samuel Honório Instituto Politécnico de Castelo Branco http://orcid.org/0000-0001-5055-2696

Abstract

O objetivo foi analisar se existe correlação entre a velocidade de execução de tarefas matemáticas resolvidas com sucesso e a velocidade de execução de tarefas do domínio motor. Participaram 22 crianças que realizaram três atividades cronometradas, individualmente, uma para cada domínio e uma conjunta. Foi usado o programa estatístico SPSS (versão 20).  Após análise e tratamento dos dados obtivemos correlação positiva para todos os testes, um índice de correlação r=0,051 para o teste entre a atividade de Matemática e a atividade de Expressão Motora, revelando-se assim uma correlação ínfima positiva. O teste entre a atividade de Matemática e a atividade conjunta originou um índice de correlação r=0,749, ou seja, uma correlação moderada positiva. No teste entre a atividade de Expressão Motora e a atividade conjunta, conseguimos um índice de correlação r=0,191, o que nos indica uma correlação fraca positiva.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Serrano, Instituto Politécnico de Castelo Branco

Departamento de Desporto e Bem-estar

Diretor da EScola Superior de EDucação 

Paulo afonso, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Coordenador da Licenciatura em Educação Básica
Alice Alves, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Docentena licenciatura em Educação Básica e Educadora de Infância
Samuel Honório, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Departamento de Desporto e Bem-estar
Published
2018-11-23
How to Cite
Serrano, J., afonso, P., Mesquita, H., Alves, A., & Honório, S. (2018). A RELAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E EXPRESSÃO FISICO-MOTORA: UM ESTUDO COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR AO NÍVEL DO TEMPO DE EXECUÇÃO DE TAREFAS. Teoria E Prática Da Educação, 21(1), 03-14. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i1.42270
Section
Articles