FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCO

  • PRISCILA LOPES UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI - UFVJM
  • MICHELE VIVIENE CARBINATTO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Abstract

Este artigo discute o teor das pesquisas sobre a formação profissional inicial em Educação Física/Esporte, no que tange a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, no período entre 2000 e 2017, nos artigos publicados em periódicos nacionais da referida área (Qualis-Capes A1 a B2). Os resultados demonstraram que a tríade universitária se apresentam de forma desarticulada nos artigos analisados. Houve predominância da abordagem sobre o ensino, em detrimento dos demais eixos (pesquisa e extensão). Alguns estudos citaram a importância da articulação entre os eixos, mas o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão não foi o foco principal de nenhuma publicação analisada nesta revisão sistematizada, fato que evidencia a possibilidade da inexistência de estudos sobre esta temática na área de Educação Física/Esporte.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

PRISCILA LOPES, UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI - UFVJM

Licenciatura plena em Educação Física pela UniFMU; Mestre em Pedagogia do Movimento pela EEFEUSP; Doutoranda em Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte pela EEFEUSP; Docente do Departamento de Educação Física da UFVJM; Líder do Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas – GEPG  (UFVJM/CNPq).

http://lattes.cnpq.br/2483943408509191

MICHELE VIVIENE CARBINATTO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Bacharel e Licenciada em Educação Física pela FEFUNICAMP; Mestre em Corpoeridade e Pedagogia do Movimento pela UNIMEP; Doutora em Educação Física pela EEFEUSP; Docente do curso de Esporte da EEFEUSP.

http://lattes.cnpq.br/8121445153017136

Published
2020-12-16
How to Cite
LOPES, P., & CARBINATTO, M. V. (2020). FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCO. Teoria E Prática Da Educação, 23(3), 41-55. https://doi.org/10.4025/tpe.v23i3.45564
Section
Articles