DOCÊNCIA NA PANDEMIA: SAÚDE MENTAL E PERCEPÇÕES SOBRE O TRABALHO ON-LINE

  • Jackeline Maria Souza UniFTC Faculdade de Tecnologia e Ciências de Petrolina https://orcid.org/0000-0003-3402-3481
  • Betânia Alves Veiga Dell'Agli Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (FAE)
  • Rodney Querino Ferreira da Costa Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-1149-5718
  • Luciana Maria Caetano Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Abstract

O artigo Docência na pandemia: saúde mental e percepções sobre o trabalho online investigou se as condições de trabalho docente na pandemia afetaram a saúde mental dos professores brasileiros quanto à depressão, ansiedade e estresse. Participaram do estudo 733 professores que lecionam em diferentes níveis de ensino, sendo 583 do sexo feminino. Foi utilizado um questionário com dados sociodemográficos, um survey com questões relacionadas à pandemia e a DASS-21 que avalia o estresse, a ansiedade e a depressão. Todas as condições investigadas se mostraram presentes no cotidiano de 92% dos professores e também se mostraram relacionadas com uma tendência a desencadear maiores escores de estresse, ansiedade e depressão. O que mais chamou a atenção nessa pesquisa foi o fato de o professor revelar a sua discordância em relação ao trabalho online e essa situação amplia condições de adoecimento mental. Discutimos a necessidade do cuidado ao professor no retorno às aulas.

Palavras-chave: Saúde mental, saúde do professor, COVID-19.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografie autore

Jackeline Maria Souza, UniFTC Faculdade de Tecnologia e Ciências de Petrolina

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, professora e coordenadora do curso de psicologia da  Faculdade de Tecnologia e Ciências de Petrolina

Betânia Alves Veiga Dell'Agli, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (FAE)

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de Campinas, Pós Doutora em Ciências Médicas pela Universidade de Campinas, Professora do curso de psicologia e medicina da FAE, professora credenciada do Programa de Pós Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da USP.

Rodney Querino Ferreira da Costa, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Professor do curso de Psicologia da Universidades Anhanguera, Mestre em Psicologia pela UNESP de Assis, Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IPUSP

Luciana Maria Caetano, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Tem como principais temas de pesquisa: psicologia do desenvolvimento humano na perspectiva piagetiana, o estudo do desenvolvimento psicológico moral e suas relações com contextos sociais: família e escola. Atua como pesquisadora e professora RDIDP do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). É membro do LEDA/IPUSP (Laboratório de Estudos do Desenvolvimento e da Aprendizagem) e autora dos livros: O conceito de obediência na relação pais e filhos, Dinâmicas para reunião de pais, É possível educar sem palmadas?.

 

Riferimenti bibliografici

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Artmed Editora, 2014.

ANDERSON, Roy M.; HEESTERBEEK, Hans; KLINKENBERG, Don; HOLLINGSWORTH, Déirdre. How will country-based mitigation measures influence the course of the COVID-19 epidemic?. The Lancet, v. 395, n. 10228, p. 931-934, 2020. DOI: 10.1016/S0140-6736(20)30567-5

ASMUNDSON, Gordon J. G.; TAYLOR, Steven. Coronaphobia: Fear and the 2019-nCoV outbreak. Journal of Anxiety Disorders, v. 70, p. 102196, 2020. DOI: 1016/j.janxdis.2020.102196

BALDAÇARA, Leonardo; SILVA, Álvaro Ferreira.; CASTRO, José Gerley Díaz; SANTOS, Gessi de Carvalho Araújo. Common psychiatric symptoms among public school teachers in Palmas, Tocantins, Brazil. An observational cross-sectional study. São Paulo Medical Journal, v. 133, n. 5, p. 435-438, 2015. DOI: 10.1590/1516-3180.2014.8242810

BARROS, Marilisa B. A.; LIMA, Margareth G.; MALTA, Deborah C.; SZWARCWALD, Célia L.; AZEVEDO, Renata C. S.; ROMERO, Dalia; SOUZA JÚNIOR, Paulo R. B.; AZEVEDO, Luis O.; MACHADO, Ísis E.; DAMACENA, Giseli N.; GOMES, Crizian S.; WERNECK, André O.; SILVA, Danilo R. P.; PINA, Maria de Fátima; GRACIE, Renata. (2020). Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, n. 4, 2020. DOI: 10.1590/s1679-49742020000400018

CARRARO, Maria Marília. Condições de trabalho e transtornos mentais comuns em professores da rede básica municipal de ensino de Bauru-SP. 2015. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP, Brasil.

CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antonio. Distance Education in the COVID crisis-19: an experience report. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. 180963699, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i6.3699

CEBALLOS, Albanita Gomes da Costa de; SANTOS, Gustavo Barreto. Fatores associados à dor musculoesquelética em professores: aspectos sociodemográficos, saúde geral e bem-estar no trabalho. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 18, p. 702-715, 2015. DOI: 10.1590/1980-5497201500030015

ÇELIK, Ilhami; SAATCI, Esma; EYÜBOĞLU, Ayşegül Füsun. Emerging and reemerging respiratory viral infections up to Covid-19. Turkish Journal of Medical Sciences, v. 50, n. SI-1, p. 557-562, 2020. DOI:10.3906/sag-2004-126

CODO, Wanderley. (Org.). Educação: carinho e trabalho. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

COSTA, Ludmila da Silva Tavares. Avaliação da síndrome de Burnout em professores universitários de Piracicaba-SP. 2014. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Piracicaba, SP, Brasil.

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed Editora, 2018.

DEFFAVERI, Maiko; MÉA, Cristina Pilla Della; FERREIRA, Vinícius Renato Thomé. Sintomas de ansiedade e estresse em professores de educação básica. Cadernos de Pesquisa, v. 50, n. 177, p. 813-827, 2020. DOI: 10.1590/198053146952

ELIAS, Marisa Aparecida. Equilibristas na corda bamba: o trabalho e a saúde de docentes do ensino superior privado em Uberlândia/MG. 2014. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

FENG, Shuo; SHEN, Chen; XIA, Nan; SONG, Wei; FAN, Mengzhen; COWLING, Benjamin J. Rational use of face masks in the COVID-19 pandemic. The Lancet Respiratory Medicine, v. 8, n. 5, p. 434-436, 2020. DOI: 10.1016/S2213-2600(20)30134-X

FERREIRA, Raquel Conceição; SILVEIRA, Alessandra Pastore da; SÁ, Maria Aparecida Barbosa; FERES, Sara de Barros Lima; SOUZA, João Gabriel Silva; MARTINS, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima. Transtorno mental e estressores no trabalho entre professores universitários da área da saúde. Trabalho, Educação e Saúde, v. 13, p. 135-155, 2015. DOI: 10.1590/1981-7746-sip00042

FERREIRA-COSTA, Rodney Querino; PEDRO-SILVA, Nelson. Ansiedade e depressão: o mundo da prática docente e o adoecimento psíquico. Estudos de Psicologia (Natal), v. 23, n. 4, p. 357-368, 2018. DOI: 10.22491/1678-4669.20180034

FERREIRA-COSTA, Rodney Querino; PEDRO-SILVA, Nelson. Níveis de ansiedade e depressão entre professores do Ensino Infantil e Fundamental. Pro-Posições, v. 30, 2019. DOI: 10.1590/1980-6248-2016-0143

GASPARINI, Sandra Maria; BARRETO, Sandhi Maria; ASSUNÇÃO, Ada Ávila. Prevalência de transtornos mentais comuns em professores da rede municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 22, p. 2679-2691, 2006. DOI: 10.1590/S0102-311X2006001200017

GIAMMEI, Bia; POLLO, Luiza. Por que nossos professores estão adoecendo?. R7 Estúdio, 14 de outubro, 2019. Disponível em: https://estudio.r7.com/por-que-nossos-professores-estao-adoecendo-15102019. Acesso em: 05 jul., 2020.

GIORDANO, Giulia; BLANCHINI, Franco; BRUNO, Raffaele; COLANERI, Patrizio; DI FILIPPO, Alessandro; DI MATTEO, Angelo; COLANERI, Marta. Modelling the COVID-19 epidemic and implementation of population-wide interventions in Italy. Nature Medicine, v. 26, p. 855–860, 2020. DOI: 10.1038/s41591-020-0883-7

GOMES, Sandra Monteiro. Sofrimento mental e satisfação no trabalho em professores de unidades prisionais em Porto Velho. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

GRANJO, Manuel; PEIXOTO, Francisco. Contributo para o estudo da Escala de Valores Humanos de Schwartz em professores. Laboratório de Psicologia, v. 11, n. 1, p. 3-17, 2013. DOI: 10.14417/lp.699

HORWELL, Claire J.; MCDONALD, Fiona. Coronavirus: why you need to wear a face mask in France, but not in the UK. In: Conversation. The Conversation Media Group, 2020.

INOCENTE, Nancy Julieta. Síndrome de Burnout em professores universitários do Vale do Paraíba (SP). 2005. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

JACARANDÁ, Elza Maria de Freitas. Sofrimento mental e satisfação no trabalho: um estudo com professores das escolas inclusivas estaduais de ensino fundamental em Porto Velho, Rondônia. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

JIA, Jayson S.; LU, Xin; YUAN, Yun; XU, Ge; JIA, Jianmin; CHRISTAKIS, Nicholas A. Population flow drives spatio-temporal distribution of COVID-19 in China. Nature, p. 1-5, 2020. DOI: 10.1038/s41586-020-2284-y

KRAEMER, Moritz U. G.; YANG, Chia-Hung; GUTIERREZ, Bernardo; WU, Chieh-Hsi.; KLEIN, Brennan; PIGOTT, David M.; OPEN COVID-19 DATA WORKING GROUP; DU PLESSIS, Louis; FARIA, Nuno R.; LI, Ruoran; HANAGE, William P.; BROWNSTEIN, John S.; LAYAN, Maylis; VESPIGNANI, Alessandro; TIAN, Huaiyu; DYE, Christopher; PYBUS, Oliver G.; SCARPINO, Samuel V. The effect of human mobility and control measures on the COVID-19 epidemic in China. Science, v. 368, n. 6490, p. 493-497, 2020. DOI: 10.1126/science.abb4218

LAURELL, Asa Cristina; NORIEGA, Mariano. Processo de produção e saúde: trabalho e desgaste operário. São Paulo: Hucitec, 1989.

LEWNARD, Joseph A.; LO, Nathan C. Scientific and ethical basis for social-distancing interventions against COVID-19. The Lancet. Infectious diseases, v. 20, n. 6, p. 631, 2020. DOI: 10.1016/S1473-3099(20)30190-0

MARQUES, Luciana Fernandes; SARRIERA, Jorge Castellá; DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Adaptação e validação da Escala de Bem-estar Espiritual (EBE): Adaptation and validation of Spiritual Well-Being Scale (SWS). Avaliação Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, v. 8, n. 2, p. 179-186, 2009.

MATRAJT, Laura; LEUNG, Tiffany. Evaluating the effectiveness of social distancing interventions to delay or flatten the epidemic curve of coronavirus disease. Emerging Infectious Diseases, v. 26, n. 8, p. 1740, 2020. DOI: 10.3201/eid2608.201093

MOREIRA, Wanderson Carneiro; SOUSA, Anderson Reis de; NÓBREGA, Maria do Perpétuo Socorro de Sousa. Adoecimento mental na população geral e em profissionais de saúde durante a COVID-19: scoping review. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 29, e20200215, 2020. DOI: 10.1590/1980-265x-tce-2020-0215

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA – UNESCO. Educação: da interrupção à recuperação, 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 05 jul. 2020.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO - OIT. A condição dos professores: recomendação Internacional de 1966, um instrumento para a melhoria da condição dos professores. Genebra: OIT/Unesco, 1984.

ORNELL, Felipe; SCHUCH, Jaqueline B.; SORDI, Anne O.; KESSLER, Felix Henrique Paim. “Pandemic fear” and COVID-19: mental health burden and strategies. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 42, n. 3, p. 232-235, 2020. DOI: 10.1590/1516-4446-2020-0008

PAPARELLI, Renata. Desgaste mental do professor da rede pública de ensino: trabalho sem sentido sob a política de regularização de fluxo escolar. 2009. 194 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

PEERI, Noah C.; SHRESTHA, Nistha; RAHMAN, Siddikur M; ZAKI, Rafdzah; TAN, Zhengqi; BIBI, Saana; BAGHBANZADEH, Mahdi; AGHAMOHAMMADI, Nasrin; ZHANG, Wenyi; HAQUE, Ubydul. The SARS, MERS and novel coronavirus (COVID-19) epidemics, the newest and biggest global health threats: what lessons have we learned?. International Journal of Epidemiology, 2020. DOI: 10.1093/ije/dyaa033

PIMENTEL, Adelma do Socorro Gonçalves; SILVA, Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira. Psychic Health in Times of Corona Virus. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e11973602, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.3602.

REIS, Eduardo José Farias Borges dos; CARVALHO, Fernando Martins; ARAÚJO, Tânia Maria de; PORTO, Lauro Antônio; SILVANY NETO, Annibal Muniz. Trabalho e distúrbios psíquicos em professores da rede municipal de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 21, p. 1480-1490, 2005. DOI: 10.1590/S0102-311X2005000500021

SCHMIDT, Beatriz; CREPALDI, Maria Aparecida; BOLZE, Simone D. A.; NEIVA-SILVA, Lucas; DEMENECH, Lauro M. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, 2020. DOI: 10.1590/1982-0275202037e200063.

SELIGMANN-SILVA, Edith. Trabalho e desgaste mental: o direito de ser dono de si mesmo. São Paulo: Cortez, 2011.

SHOJAEI, Seyedeh Fahimeh; MASOUMI, Roya. The importance of mental health training for psychologists in COVID-19 outbreak. Middle East Journal of Rehabilitation and Health Studies, v. 7, n. 2, 2020. DOI: 10.5812/mejrh.102846.

SILVA, Delmira Santos da Conceição; SANTOS, Marília Barbosa dos; SOARES, Maria José Nascimento. Impactos causados pela COVID-19: um estudo preliminar. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), v. 15, n. 4, p. 128-147, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.10722

SILVA, Roberto Rafael Dias da. Sennett & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

SILVA, Eduardo Pinto e. Adoecimento e sofrimento de professores universitários: dimensões afetivas e ético-políticas. Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 61-71, jan./abr. 2015. DOI: 10.15348/1980-6906/psicologia.v17nlp61-71

SIMPLÍCIO, Sandra Dias; ANDRADE, Márcia Siqueira de. Compreendendo a questão da saúde dos professores da Rede Pública Municipal de São Paulo. Psico, v. 42, n. 2, p. 159-167, 2011.

SOUZA, Carla L.; CARVALHO, Fernando M.; ARAÚJO, Tânia M.; REIS, Eduardo J. F. B.; LIMA, Verônica M. C.; PORTO, Lauro A. Fatores associados a patologias de pregas vocais em professores. Revista de Saúde Pública, v. 45, p. 914-921, 2011. DOI: 10.1590/S0034-89102011005000055

SOUZA, José Carlos; COSTA, Domingos Sávio da. Qualidade de vida de uma amostra de profissionais de educação física. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 60, n. 1, p. 23-27, 2011. DOI: 10.1590/S0047-20852011000100005

TAUBENBERGER, Jeffery K.; MORENS, David M. 1918 Influenza: the mother of all pandemics. Emerging Infectious Diseases, v. 12, n. 1, 2006. DOI: 10.3201/eid1201.050979

TIBÚRCIO, Adilson; MORENO, Cláudia R. C. Síndrome de Burnout em professores do ensino médio de escolas pertencentes à gerência regional de educação e inovação (GEREI) do município de Tubarão (SC). INTERFACEHS-Revista de Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente, v. 4, n. 1, 2009.

VALLE, Luiza Elena Leite Ribeiro do. Estresse e distúrbios do sono no desempenho de professores: saúde mental no trabalho. 2011. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

VICENTE, Damares. Desgaste mental de assistentes sociais: um estudo na área da habitação. Serviço Social & Sociedade, v. 123, n. 1, p. 562-581, 2015. DOI: 10.1590/0101-6628.037

VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, v. 22, n. 44, p. 203-220, 2014.

VIGNOLA, Rose Claudia Batisatelli; TUCCI, Adriana Marcassa. Adaptation and validation of the depression, anxiety and stress scale (DASS) to Brazilian Portuguese. Journal of Affective Disorder, v. 155, p. 104-109, 2014. DOI: 10.1016/j.jad.2013.10.031

WANG, Cuiyan; PAN, Riyu; WAN, Xiaoyang; TAN, Yilin; XU, Linkang; HO, Cyrus S.; HO, Roger C. Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) epidemic among the general population in China. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 5, p. 1729, 2020. DOI: 10.3390/ijerph17051729

WORLD HEALTH ORGANIZATION - WHO. WHO Coronavirus Disease (COVID-19) Dashboard, 2020. Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em: 05 jul. 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION - WHO. WHO Coronavirus disease 2019 (COVID -19) Advice for the Public, 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public. Acesso em: 13 dez. 2020.

WU, Chaomin; CHEN, Xiaoyan; CAI, Yanping; Xia, Jia’an; Zhou, Xing; XU, Sha; HUANG, Hanping; ZHANG, Li; ZHOU, Xia; DU, Chunling; ZHANG, Yuye; SONG, Juan; WANG, Sijiao; CHAO, Yencheng; YANG, Zeyong; XU, Jie; ZHOU, Xin; CHEN, Dechang; XIONG, Weining; XU, Lei; ZHOU, Feng; JIANG, Jinjun; BAI, Chunxue; ZHENG, Junhua; SONG, Yuanlin. Risk factors associated with acute respiratory distress syndrome and death in patients with coronavirus disease 2019 pneumonia in Wuhan, China. JAMA internal medicine, 2020. DOI: 10.1001/jamainternmed.2020.0994

WU, Joseph T; LEUNG, Kathy; BUSHMAN, Mary; KISHORE, Nishant; NIEHUS, Rene; SALAZAR, Pablo M. de; COWLING, Benjamin J.; LIPSITCH, Marc; LEUNG, Gabriel M. Estimating clinical severity of COVID-19 from the transmission dynamics in Wuhan, China. Nature Medicine, v. 26, n. 4, p. 506-510, 2020. DOI: 10.1038/s41591-020-0822-7
Pubblicato
2021-08-27
Come citare
Souza, J. M., Dell’Agli, B. A. V., Costa, R. Q. F. da, & Caetano, L. M. (2021). DOCÊNCIA NA PANDEMIA: SAÚDE MENTAL E PERCEPÇÕES SOBRE O TRABALHO ON-LINE. Teoria E Prática Da Educação, 24(2), 142-159. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i2.59047
Sezione
Artigos