Conhecimento dos professores de Educação Física sobre dificuldades motoras e o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
Resumen
Durante o processo de escolarização, algumas crianças podem apresentar dificuldades motoras e uma condição conhecida como Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). O objetivo deste estudo foi investigar e discutir quais conhecimentos os professores de Educação Física escolar possuem sobre dificuldades motoras e o TDC. Participaram 131 professores de Educação Física (idade média de 37,5 ± 7,0 anos) atuantes no Ensino Fundamental I. Os professores responderam um questionário composto por 22 questões fechadas e abertas disponibilizado na plataforma Google Forms. A análise foi realizada por meio de média e frequência e utilizando a técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os professores conhecem o TDC, contudo, apresentam conhecimento superficial sobre o tema. Os professores reconheceram que podem exercer um papel importante no desenvolvimento motor dessas crianças, porém, indicaram carência de conhecimentos que os auxiliem na identificação e intervenção.
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