O DIA A DIA DA SALA DE AULA NAS ESCOLAS
Resumen
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre os rituais e rotinas que acontecem no dia a dia de sala de aula em turmas de 5ª e 8ª séries na disciplina de língua Portuguesa em 03(três) escolas da rede estadual de ensino do município de Ponta Grossa, Paraná em 2008.e é parte de uma discussão mais ampla realizada na dissertação intitulada “Um olhar sobre as práticas de leitura nas aulas de língua Portuguesa em 5ª e 8ª séries”. A curiosidade em investigar o que acontece no interior da sala de aula é decorrente das inquietações das pesquisadoras diante dos resultados das avaliações oficiais que revelaram o baixo rendimento escolar dos alunos das escolas brasileiras em letramento de leitura e, ainda, do alto índice de evasão escolar, principalmente noEnsino Fundamental, demonstrados pelo Índice de Desenvolvimento Educacional Brasileiro (IDEB/2008). A metodologia empregada para a coleta de dados foi a pesquisa qualitativa do tipo etnográfica. Os autores que fundamentaram as discussões sobre as práticas culturais, os rituais e rotinas no cotidiano de sala de aula foram: Heller (1970), Bourdieu e Passeron (1975, 1984, 1992), McLaren (1991), Certeau (1994, 1996), Freire (1996), entre outros. A pesquisa evidenciou que: a) a clientela das escolas é formada por uma diversidade econômica e cultural muito grande; b) as ações discentes e docentes são homogeneizadas e ritualizadas na sala de aula; c) as salas de aula sustentam suas práticas centradas em rituais e rotinas; d) as relações promovidas em sala de aula são
provocadoras de competições e de resistências entre professores e alunos; e) professores e alunos lutam entre si,
fazendo acordos, negociações na tentativa de cada um, impor a seu modo os seus valores, crenças e hábitos.
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Publicado
2011-11-23
Cómo citar
Benassi, V. L., & Saveli, E. de L. (2011). O DIA A DIA DA SALA DE AULA NAS ESCOLAS. Teoria E Prática Da Educação, 13(1), 29-36. https://doi.org/10.4025/tpe.v13i1.15327
Número
Sección
Artigos
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