A GENEALOGIA COMO FERRAMENTA PARA PENSAR OS PROCESSOS DE IN/EXCLUSÃO NA ATUALIDADE ESCOLAR
Resumen
O artigo tem por objetivo discutir a inclusão escolar como uma Política Pública da atualidade. Para isso, apresentamos alguns fragmentos históricos que podem se constituir como condições de possibilidades para a emergência dos discursos atuais da inclusão escolar. A partir dos modelos da exclusão - lepra - e da inclusão - peste e varíola -, apresentados por Michel Foucault em alguns dos seus cursos, podemos perceber formas diferenciadas do exercício do poder na sociedade. A partir desses exemplos, problematizamos rastros de discursos educacionais sobre a inclusão/exclusão na atualidade. A análise de tais discursos nos possibilitou entender a inclusão como um mecanismo de controle que a sociedade de normalização coloca em funcionamento a partir da atuação do poder disciplinar e do biopoder. O discurso da Inclusão torna-se um projeto de proteção e ordem, como um projeto de defesa social, criando diferentes estratégias de gerenciamento/prevenção do risco causado pela anormalidade. Assim, a Inclusão, aproximando o anormal do convívio com os normais, torna-se mais um mecanismo de proteção em defesa da sociedade, em busca de um mundo onde todos tenham o seu lugar.
Descargas
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.